|
 Gibraltar é um território britânico localizado no extremo sul da Península Ibérica. Ou seja, fica entre duas pátrias. Rodrigo nasceu no Rio, é filho de português e tem sotaque lusitano. No Rio é chamado de Portuga, na Terrinha, é conhecido como Carioca. Rodrigo é dono de um restaurante na Barra da Tijuca. O nome da casa é Gibraltar. Não é mera coincidência.
Estive lá no sábado passado. Éramos um grupo bastante grande. Bom, pois assim pudemos experimentar vários pratos e vinhos. Alexandre e eu, pontuais como sempre, tivemos que aguardar o restante do grupo. Isso não foi problema. Logo chegaram os pães quentinhos e a manteiga nem estava congelada. Bom. A medida em que chegavam os pratos, aumentava o número de pessoas na mesa. Começamos com um vôngole com carne de porco. Este prato ainda não está no cardápio. Todos gostaram. Veio em um prato enorme, fundo. O caldo era tão gostoso que até todo mundo pediu uma colher para raspar o prato. Depois veio o polvo. Não estava bom, veio duro. Mas Rodrigo se desculpou, disse que quis apressar as coisas e não deu tão certo. OK, acontece.
Tudo voltou às boas com a salada de rúcula, tomate e atum, que veio em seguida. Estava muito gostosa. Aí vieram os camarões com aspargos. Ambos estavam com o cozimento perfeito e juntos ficaram ainda melhor. Eu já não estava nem mais com fome, mas ainda não havíamos experimentado os peixes. Então, eu e Alexandre escolhemos o cherne, para dividir. Veio com batatas com casca e mais salada. Um primor! Simples e perfeito, como tem que ser. Meu vizinho na mesa optou pela lagosta. Ainda bem. Assim, pude experimentar o prato. Estava como manda o figurino. Saborosa, no cozimento perfeito.
Foi então que nos demos conta que faltava o grande astro, o rei: o King Crab, a centolla do Chile, cozida inteira no vapor. Não dava pra sair de lá sem esse prazer. O restaurante também serve pizzas e massas. Vou ficar devendo uma avaliação sobre esses pratos. Depois de tanta coisa, ninguém teve ânimo de provar mais nada!
Durante todas essas horas de almoço, foram várias garrafas de vinho. Tirei um foto que mostra todos os rótulos que foram degustados. Mas não a quantidade! Foi um almoço e tanto. Assim como Gibraltar, Rodrigo pode até estar meio que dividido entre duas pátrias. Mas o restaurante dele segue apenas uma lei: a da boa comida.
Gibraltar Avenida Érico Veríssimo, 690 - Térreo Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ Telefone: (21)2483-6275 http://www.restaurantegibraltar.com.br |
|
|