"LF""LF""LF""LF""LF"
Matérias relacionadas
Colunistas
 
Gibraltar é um território britânico localizado no extremo sul da Península Ibérica. Ou seja, fica entre duas pátrias. Rodrigo nasceu no Rio, é filho de português e tem sotaque lusitano. No Rio é chamado de Portuga, na Terrinha, é conhecido como Carioca. Rodrigo é dono de um restaurante na Barra da Tijuca. O nome da casa é Gibraltar. Não é mera coincidência.

Estive lá no sábado passado. Éramos um grupo bastante grande. Bom, pois assim pudemos experimentar vários pratos e vinhos. Alexandre e eu, pontuais como sempre, tivemos que aguardar o restante do grupo. Isso não foi problema. Logo chegaram os pães quentinhos e a manteiga nem estava congelada. Bom. A medida em que chegavam os pratos, aumentava o número de pessoas na mesa. Começamos com um vôngole com carne de porco. Este prato ainda não está no cardápio. Todos gostaram. Veio em um prato enorme, fundo. O caldo era tão gostoso que até todo mundo pediu uma colher para raspar o prato. Depois veio o polvo. Não estava bom, veio duro. Mas Rodrigo se desculpou, disse que quis apressar as coisas e não deu tão certo. OK, acontece.

Tudo voltou às boas com a salada de rúcula, tomate e atum, que veio em seguida. Estava muito gostosa. Aí vieram os camarões com aspargos. Ambos estavam com o cozimento perfeito e juntos ficaram ainda melhor. Eu já não estava nem mais com fome, mas ainda não havíamos experimentado os peixes. Então, eu e Alexandre escolhemos o cherne, para dividir. Veio com batatas com casca e mais salada. Um primor! Simples e perfeito, como tem que ser. Meu vizinho na mesa optou pela lagosta. Ainda bem. Assim, pude experimentar o prato. Estava como manda o figurino. Saborosa, no cozimento perfeito.

Foi então que nos demos conta que faltava o grande astro, o rei: o King Crab, a centolla do Chile, cozida inteira no vapor. Não dava pra sair de lá sem esse prazer. O restaurante também serve pizzas e massas. Vou ficar devendo uma avaliação sobre esses pratos. Depois de tanta coisa, ninguém teve ânimo de provar mais nada!

Durante todas essas horas de almoço, foram várias garrafas de vinho. Tirei um foto que mostra todos os rótulos que foram degustados. Mas não a quantidade! Foi um almoço e tanto. Assim como Gibraltar, Rodrigo pode até estar meio que dividido entre duas pátrias. Mas o restaurante dele segue apenas uma lei: a da boa comida.

Gibraltar
Avenida Érico Veríssimo, 690 - Térreo
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21)2483-6275
http://www.restaurantegibraltar.com.br
 
Comentários
Maria Valentim
Atriz
Rio de Janeiro
RJ
26/09/2009 Lu,

Seus textos são de dar água na boca.

Parabéns!
Sergio Mendes
Consultor de vinhos - Intervinos
Rio de Janeiro
RJ
26/09/2009 Olá Luciana,

Sempre leio as suas reportagens. Só uma sugestão: além das fotos dos pratos, você poderia tirar fotos dos restaurantes também.

E espero uma nova visita na Intervinos, pois tem coisa nova no cardápio.

Grande abraço.
Sergio Mendes
André Luis Andrade
Industrial
Rio de Janeiro
RJ
26/09/2009 Luciana,

Parabéns pela reportagem. Sempre que posso vou ao restaurante Gibraltar e garanto que seus elogios não são exagerados. A comida e fantástica!

O Portuga merece esse reconhecimento.

Um abraço
Andre
Duda Zagari
Confraria Carioca
Rio de Janeiro
RJ
28/09/2009 Oi Lu,

Realmente estava demais... Só 2 coisas:

"Eu e Alexandre pontuais como sempre...!" Não tens vergonha???? rs. O atraso foi marcado pra descontar as horas esperadas em outras ocasiões! hehehe

E, se não me engano, o King Crab do Portuga é do Alasca e não do Chile. Não é isso, Portuga?

Bjs
Duda
Luciana Neiva
Rio de Janeiro
RJ
12/10/2009 O Gibraltar é um oásis! Vale a pena realmente.
Alexandrina Ferreira
Jornalista
Rio de Janeiro
RJ
12/10/2009 Luciana, adoro seus textos. Leio todos.

Não sei se é uma regra, mas sinto falta dos preços dos pratos e até dos vinhos degustados.

Tks
Fernando Sequeira de Matos
Enófilo aposentado
Mealhada
Bairrada
Portugal
12/10/2009 Bom dia

È um prazer estar convosco mas ficamos baralhados com algumas palavras usadas no Brasil. O KING CRAB (caranguejo gigante) é pescado no Atlantico Norte - Canadá e EU - e pelos irlandeses no Mar do Norte. A santola bem mais deliciosa é mais na Manchea e na costa portuguesa, espanhola até ao Golfo da Biscaya pelos Bascos. A Santola Chilena também é boa.

Agora comer bem sem beber não é possivel. UM branco fresquinho não ficava nada mal. Estou a saber onde posso ir comer quando for ao Brasil mas será que tenho de levar o vinho?

Fernando
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]