|
 Estive na Nova Zelândia em março deste ano. Fiquei muito impressionada com a beleza natural do país e com os vinhos. Deu até vontade de voltar logo. Pena que seja tão longe. Mas, para minha satisfação, o João Pedro, sommelier do Garcia & Rodrigues, me convidou para um evento que promove no restaurante, chamado Noite na Adega. É um jantar fechado que ocorre uma vez por mês, sempre com um país diferente como tema. Desta vez, a escolhida foi a Nova Zelândia. São poucos lugares. O Chef Christophe Lidy faz a harmonização da comida com os vinhos. A importadora foi a Premium e o preço por pessoa foi de R$180.
Menu
Couvert: pães, grissini, manteiga, pasta de tomate seco Espumante Hunter's Miru Miru 2006 (método champenoise) Marlborough - Ilha Sul
Entrada: Salada tailandesa Sauvignon Blanc Grove Mill (The New Zealand Wine Company) 2007 - Ilha Sul
Primeiro prato: Pastilla de perdiz Pinot Noir Pencarrow, Palliser Estate 2006 - Ilha Norte
Segundo prato: Filé mignon ao toque de foie gras Gimblett Gravels, Trinity Hill 2005 - Ilha Norte (Merlot 57%, Cabernet Sauvignon 17%, Petit Verdot 15%, Cabernet Franc 6% e Malbec 5%)
Sobremesa: Ravióli crocante com frutas tropicais Riesling, Late Harvest, Aria Pegasus Bay 2006 - Ilha Sul
Como não resisto a couvert, comi um pouco de tudo. Adoro os pães do Garcia. Foi aí que tudo começou, bem devagarinho. Não costumo ler o cardápio antes. Gosto da surpresa. Principalmente porque em ocasiões assim, já está tudo escolhido. Quase sempre a surpresa é boa. Muitas vezes, quando o chef tem criatividade, você acaba comendo coisas que talvez não escolhesse e se surpreende. Pensava nisso quando a salada tailandesa chegou. Só de olhar fiquei contente, era muito bonita. Com alface americana, polvo, camarão, cenoura, milho, broto de feijão, óleo de gergelim e gergelim. Leve, gostosa e combinou bastante com vinho que também era fresco. Ficamos ainda mais leves depois que Rodrigo Fonseca, dono da importadora, nos contou que a vinícola, The New Zealand Wine Company, é a primeira e única no mundo carbono zero.
O primeiro prato, que era uma espécie de cestinha, feita com massa filó, aquela que é bem fininha, também era lindo. A perdiz estava dentro dessa cesta e junto com ela tinha passas brancas e pinólis. Ficou adocicado, uma delícia. Não é de hoje que sabemos que aves combinam com Pinot Noir. Nada mudou. Ficou ótimo.
No segundo prato, o filé veio no ponto que eu gosto, mal passado. O molho foi feito com foie gras. Ainda tinha quenelle de legumes. Tudo junto com o molho estava divino. O vinho harmonizou bem com o prato. O chef Ademir, ao final, veio nos contar um pouco sobre cada prato. Foi bastante aplaudido. Merecidamente.
Na sobremesa, o chef Emanuel brincou um pouco com as frutas tropicais e recheou os raviólis com banana, kiwi e manga, com calda de goiaba e sorbet de limão siciliano. Bastante refrescante. E olha que o vinho já era uma autêntica outra sobremesa.
Foi uma verdadeira viagem. Sem escalas.
Garcia & Rodrigues Av. Ataulfo de Paiva, 1251 - Leblon (21) 3206-4100/ 3206-4106
Premium Wines Rua Palmira, 423 loja 09 - Serra 30220-110 - Belo Horizonte - MG Telefone: (31)3282-1588 |
|
|