|
 Existem certas coisas que não mudam. Ainda bem. A pizza branca do Terzetto é uma delas. Impossível comer só uma. Inclusive porque depois chegam as berinjelas. Que faz a tarefa ficar ainda mais árdua. Olha que até tento me controlar, mas não consigo. Outra coisa que não muda é o bigode do enólogo português, Paulo Laureano. Já é sua marca registrada. Estive no Terzetto jantando com Paulo que veio apresentar seus vinhos. Foi um jantar fechado da Adega Alentejana. Para acompanhar o couvert, o Premium Branco 2007.
O primeiro prato foi um caldo de lagosta fresca. Bastante leve. Já comi muito bisque. Em alguns casos é difícil conseguir chegar até a metade. Pesa. Não foi o caso deste, que caiu muito bem. Foi servido com o Reserva Branco 2006.
O prato seguinte, foi o ravióli de figos ao molho de três queijos: gorgonzola, gruyere, ementhal. Tive medo que fosse enjoativo. Principalmente porque qualquer coisa que leva muito queijo, costuma ser pesada. Me lembro da fase de pizza quatro queijos. Comi tanto que hoje em dia não consigo nem ouvir falar. Mas no caso destes raviólis, a combinação do queijo com o figo ficou fantástica. A textura dá um toque especial. Você sente as sementinhas do figo no recheio do ravióli. O vinho foi o Premium Tinto 2006. Como ainda tinha um pouquinho do branco experimentei com o prato e achei que ficou bom também.
Depois foi a vez do filé mignon com redução de vinho, foie gras fresco e aromas de trufas. Bom para lembrar que novembro já está aí e é o mês delas, as tão faladas trufas. Tudo isso com batatas gratinadas. Para mim, um pouco demais, mas como não recuso batatas, só as fritas, encarei tudo. Havia tempo que não comia esse prato. Me fez bem, estava com saudade. A carne estava suculenta e no meu ponto. O foie gras em cima, deu o tom. Com o molho de vinho, ficou tudo certo. O aroma de trufas nada acrescentou ao prato, mas tampouco atrapalhou. Para beber, tivemos o Reserva Tinto 2005 e o Alicante Bouschet 2005. Para mim o segundo fez a festa.
Para fechar a noite, outro clássico: Tarte tatin, mas de pêra. Que combinou muito bem com o sorvete de canela, que tinha uma farofinha ou uma espécie de crumble. Acompanhado do Moscatel de Setúbal Horacio Simões 2006, ficou ainda melhor.
Outra coisa que não pode faltar no Terzetto são as telhas, que vêm com o café. Ultra crocantes. Sempre! Alem do serviço impecável do Joãozinho. Que parece que tem fogo nas ventas. Por mais que a coisa pareça que vai desandar, ele resolve. Dá conta do recado direitinho.
Terzetto Rua Jangadeiros, 28 Ipanema Tel. 2247-6797 Preço: R$125,00+10%
Adega Alentejana 2529-8114 www.alentejana .com.br |
|
|