"LF""LF""LF""LF""LF"
Matérias relacionadas
Colunistas
 
O movimentado Largo do Machado esconde uma pérola. Esconde mais ou menos. A julgar pela quantidade de gente que faz fila na porta na hora do almoço, é um segredo daqueles que bastante gente compartilha. Mas conhecida ou não, o fato é que a Rotisseria Sírio Libanesa é especial. Chego a sonhar com as esfihas de lá. São três sabores: carne, queijo e legumes. Não tenho preferida, pois a cada hora é uma. São sempre fresquinhas, pois o movimento é grande e não dá tempo de ficarem passadas. Mas quando acabam de sair, ficam ainda melhores.

Se antes já enchia na hora do almoço, agora com a reforma que criou um salão com ar condicionado, ficou ainda mais complicado. Mas a partir das 14h, a coisa melhora e já é possível arrumar uma mesinha. Conheço este lugar há bastante tempo. Minha filha, Nicolle é fã de lá. Adora as kaftas (R$ 4,50 cada). São macias, tenras.

No concorrido almoço, o cliente pode optar por uma meia porção de algum prato do que há no cardápio incrementado com duas kaftas (R$ 15). É ótimo para quem vai sozinho, porque as porções são enormes. Sempre encampo esta ideia e, normalmente, opto pelo tabule. Mas o charuto de repolho também é muito bom, assim como a coalhada seca. Coloco na kafta, no quibe, até com o tabule. O arroz com lentilha não faz muito o meu estilo, mas vale pedir as cebolas fritas que são uma gostosura.

Tudo é feito lá mesmo. Menos os pães e os doces árabes. Não sei qual o motivo de não fazerem os pães, já que a massa das esfihas eles mesmo fazem. Dizem que não têm espaço. Pode ser. Mas penso que é porque as estrelas são mesmo as esfihas. E não é para menos. Eu conheço gente que é viciada nelas. A Rotisseria é o tipo de lugar que, depois de conhecer, é difícil parar de pensar em ir. Mesmo que precise inventar um pretexto para ir à Galeria Condor ou ao Largo do Machado.

Rotisseria Sírio Libanesa
Galeria Condor
Largo do Machado, 29 - lojas 19 a 32
(21)2557-2377
 
Comentários
Oscar Daudt
EnoEventos
Rio de Janeiro
RJ
20/11/2009 A quem precisar de um pretexto para ir à Galeria Condor, eu sugiro um: visitar o Dionisio Ponto do Vinho, do Marcelo Dionísio, que fica nessa mesma galeria. Trata-se de um quiosque com uma caprichada variedade de vinhos que vale a pena conhecer.
Rodrigo Castello Branco
Apreciador das boas coisas
São Luís
MA
20/11/2009 Caros Luciana e Oscar,

Realmente as 2 dicas da Galeria Condor são fantásticas.

No Dionísio Ponto do Vinho tem uma atendente super simpática e que tem sempre boas dicas.

Quanto à Rotisseria Sírio Libanesa, faltou falar do quibe de bandeja! É para comer ajoelhado, acompanhado de uma das cervejas servidas que estão sempre bem geladas.

Um grande abraço e até breve.
Sérgio Bolonha
Enófilo e gourmet
Rio de Janeiro
RJ
20/11/2009 A Rotisseria Sírio Libanesa é de dar água na boca, mas por uma razão inexplicável, eu ainda prefiro o paladar da Rotisseria que fica do outro lado da galeria, a que não tem mesas, ainda que para comer um bom prato, como as 2 kaftas com o arroz de lentilhas, tenha que me sentar ao balcão.

As fotos dos pratos estão convidativas.

Quanto ao quiosque do Dionísio, também conheço, e sei que possui um estoque bem interessante.
Claudia Maria de Holanda Rocha
Cantora
Rio de Janeiro
RJ
20/11/2009 Eu adoro esse lugar. Sou umas das viciadas na esfirra de queijo. É sempre o mesmo gosto, aquele queijinho fresquinho e suave.

O quibe de forno também é fantástico, só empata com outro árabe que fica numa galeria de Copacabana.

Ida recomendadíssima.
Cello Carneiro
Advogado e escritor
Resende
RJ
21/11/2009 Eu como ali desde a infância (coisa de cerca de 40 anos). Mas prefiro aquela loja pequenina no corredor.

Sou tão viciado nas esfirras de queijo que sempre antes de voltar do Rio passo lá, como e trago algumas pra casa (rss)
Aclair Alves
Funcionária Pública
Brasília
DF
23/11/2009 EU ADORO ESTE LUGAR, É TUDO MARAVILHOSO.

ABRAÇOS,
ACLAIR
Romaine Carelli
Chef
Niterói
RJ
23/11/2009 É um lugar excelente, sempre passo por lá.

Mas não podemos considerar lá um pé sujo não.
Luciana Plaas
Colunista
Rio de Janeiro
RJ
26/11/2009 Romaine,

Concordo em gênero, número e grau contigo. A Rotisserie não tem nada de pé sujo! Ainda mais com o ar condicionado... Lá, além de fresquinho, é bem limpo!

E a todos, obrigada pelos comentários.

Abraços
Luciana
João Claudio Couto
Advogado e enófilo neófito
Rio de Janeiro
RJ
05/01/2010 Parada obrigatória para quem vai ao Largo do Machado!!!
Eduardo Rabello
Informático
Rio de Janeiro
RJ
05/02/2010 Realmente as esfirras e o quibe são de dar água na boca. As duas lojas grandes dos corredores da galeria são do mesmo dono e têm a mesma cozinha atendendo a ambas.

Eu particularmente, prefiro a outra lojinha que tem no pequeno corredor que liga os dois corredores maiores. É a mais antiga e tradicional, pois existe lá muito antes das outras pensarem em existir. Apesar da concorrência das lojas maiores, ainda consegue sobreviver com uma comida excelente. Experimentem !!!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]