"LF""LF""LF""LF""LF"
Matérias relacionadas
Colunistas
 
Nem só de restaurantes estrelados foi feita a nossa viagem pela França. Com o mesmo prazer com que comemos em lugares caros, também curtimos bistrôs charmosos e com comida de primeira linha. Além de preços melhores. Sem falar nos picnics no meio dos vinhedos, com produtos frescos comprados em feira. Uma delícia a custo mínimo.

Depois do vale do Rhône, seguimos em direção à Borgonha. Em Beaune, reservamos o Hotel Alesia por cinco noites. Sempre dá um pouco de medo quando não se tem nenhuma indicação do lugar. Mais assustador ainda quando o preço dos quartos varia de 35 a 85 euros. Ou seja: tudo pode acontecer. Mas fazer e desfazer mala, todos os dias, é muito ruim! Porém, no fim das contas, o hotel é ótimo, os donos são uma simpatia e o quarto é bem confortável. A única coisa chata é a conexão com a internet que cai a toda hora. O café da manhã também é gostoso. Baguete fresca. Queijo, presunto, salame. Café, leite, chocolate. Iogurte, frutas secas. Quem serve é o próprio dono do hotel. E dá pra ver que ele tem muito orgulho do café reforçado! Enquanto isso, a esposa cuida da recepção.

A cidade é uma graça. Do tipo que dá vontade de tirar foto de tudo. Dos arcos, na entrada, os lampiões e por aí vai. Do hotel em direção ao centro é uma linha reta. Dá pra ir andando, não chega a um quilômetro. Até porque, no centro é bem ruim de estacionar.

O centre ville é bem pequenininho. Vale muito a pena andar por ali. E se perder. São vários lugares para provar e comprar vinho. Lá fica o Hôtel-Dieu des Hospices de Beaune. Fundado em 1443, foi hospital até 1971. O telhado de cerâmica é todo colorido. Na última sala da visita, fica a obra The Last Judgment, de Roger van der Weyden. Fantástico! Merece atenção especial!

Para comer, Le Bistrot Bourguignon. Comida gostosa e preço bom. Também funciona como wine bar e fica aberto até tarde. O ambiente é bem descontraído. Outra dica de primeira linha é o La Ciboulette, restaurante tradicional francês, onde se come bem e a preço bom. Um detalhe importante: embora com pratos e estilos totalmente diferentes, os dois restaurantes guardam uma semelhança importante: comida saborosa que não deixa ninguém empanzinado. E olha que fizemos o menu inteiro, com entrada, prato principal e sobremesa, nos dois lugares!

No último dia na cidade, alugamos bicicletas e fomos passear pelos vinhedos e cidadezinhas. O lugar para alugar as bicicletas é Bourgogne Randonnées. Eles são ótimos, dão todas as dicas. Inclusive alguns viticultores que merecem visita. Basta a pessoa definir aonde quer ir e o tempo que pretende ficar com a bicicleta. Ou, se assim preferir, se juntar a um dos grupos montados por eles.

A feira da cidade fica também no centro, aos sábados. Compramos morangos, alguns tomates e o pão orgânico, que era feito com trigo sarraceno e semente de mostarda. Uma coisa de louco.

A Fromagerie Hess, fica em frente ao setor de antiguidades da feira. E também vale a visita. Compramos os queijos e outras coisinhas lá. O delice de pommard de mostarda é de enlouquecer, mas tem também com pétalas de rosas, ervas finas. Compramos ainda brie de meaux, époisse (um queijo cremoso, típico da Borgonha), citeaux (outro queijo muito bom da região), um creme de anchovas e um embutido, espécie de salame ou mini salsichão.

Partimos para o picnic. Levamos tudo que compramos. Sem esquecermos o vinho, um Pommard 2006, de Lucien Muzard, as taças e o saca-rolhas, é claro. Além do mapa. Paramos onde deu vontade, num lugar entre as vinhas, com mesinha e tudo. Nessa época do ano a temperatura está ótima. Em torno de 14ºC, mas com sol, que faz com que tudo fique ainda mais agradável.

Endereços

La Ciboulette
69, Rue de Lorraine
21200 Beaune
Tél: 03 80 24 70 72

Le Bistrot Bourguignon
8 rue Monge (rue piétonne)
21200 BEAUNE
Tél : 03-80-22-23-24

Hotel Alesia
4, avenue la Sablière
21200 Beaune
Tel. 03.80.24.95.28
http://perso.wanadoo.fr/hotel.alesia/

Bourgogne Randonnées
7 Avenue du 8 Septembre
21200 Beaune
Tel : + 33 (0) 380 220 603
www.bourgogne-randonnees.com

Fromagerie Hess
7 Place Carnot
Beaune
www.fromagerie-hess.com
 
Comentários
Maria Aparecida
Empresária
Brusque
SC
23/04/2010 Maravilhosas as dicas... deu vontade de estar lá...
Elson Bernardes de Oliveira
Enófilo
Santo André
SP
23/04/2010 Luciana,

Parabéns pela reportagem, realmente é de dar água na boca só de ler sobre todos esses lugares maravilhosos que vocês visitam e degustam maravilhosos vinhos e comidas.

Isso me estimula a continuar aprendendo cada vez mais sobre vinhos.
Henrique Quirino
Engenheiro
Rio de Janeiro
RJ
23/04/2010 Cara Luciana

Fiquei muito feliz ao ler seus comentarios sobre Beaune. É uma cidade pequena, mas considerada a capital da Borgonha. Já estive lá por tres vezes e frequentei os lugares que vc citou no seu comentário, além dos vinhos que tive a oportunidade de degustar. É sem dúvida todo esse prazer e requinte que vc tão bem descreveu, incluindo ai, a feira. Além de que se pode ir facilmente a Dijon, Lion (região produtora do Beaujolais).

Abraços
Quirino
Philippe Brye
Confeiteiro
Rio de Janeiro
RJ
23/04/2010 Ah que vontade que dá! Visitei Beaune há alguns anos, realmente é uma região maravilhosa com produtos espetaculares. Comprei algumas garrafas de Bourgogne premier cru muito bom numa pequena vinícola da região. Pena que tem que esperar 8 a 10 anos para o vinho ser degustado!
Claudia Maria de Holanda Rocha
Enófila
Rio de Janeiro
RJ
23/04/2010 Uau! que delícia
Osvaldir Francisco Castro
Professor universitário
São Jose do Rio Preto
SP
23/04/2010 Luciana, mais uma vez você nos surpeende. Parabéns. Que delicia o seu texto.
João Elvecio Faé
Enófilo
Vitória
ES
23/04/2010 Já fui duas vezes a Beaune, conheci três locais citados por você, realmente é um encanto. Parabéns pela reportagem, recordei dos bons momentos passados na cidade e dos vinhos degustados.

Um abraço.
JEFaé.
Roberto German
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
26/04/2010 Duas dicas para uma próxima viagem à Beaune:

1 - o restaurante Ma Cuisine, barato, delicioso e com uma monumental carta de grandes vinhos de toda a França a ótimo preço, de safras que remontam ao início do século XX.

2 - Os queijos regionais Soumaintrain e L'Ami du Chambertin, este último "criado" há pouco mais de 40 anos para harmonizar com o vinho homônimo; em minha opinião são dois dos melhores queijos não só da Borgonha, como da França!
Carolina Feijó
Médica
Curitiba
PR
18/11/2012 Oi, Luciana! Adorei a matéria e reservei o Le Cep para o primeiro fim-de-semana de dezembro.

Estou um pouco preocupada com a época. Alguém já visitou nessa época? Devemos alugar carro ou podemos ficar a pé? Obrigada.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]