|
 Nas últimas semanas, quase todo mundo com quem falo está ou esteve com gripe. Eu também tive. Durou 10 dias. Depois, foi a vez do Alexandre. A dele já está quase no fim. Agora é a minha sogra que começou a apresentar os sintomas. Nem minha dentista se safou.
Pensando nisso, a coluna desta semana é voltada aos gripados de plantão. É para os que mal conseguem sair de casa, nem sentir gosto ou cheiro de coisa alguma. Uma receitinha simples e gostosa, da tradicional canja de galinha.
Ingredientes1 cebola grande picada1 dente de alho picado2 cenouras descascadas e raladas1 folha de louro3 talos de salsa1kg de frango (coxa e sobrecoxa sem pele) 1 colher de sopa de manteiga2 colheres de sopa de azeite, sem ser extra virgem2 litros de água1 tablete de caldo de frango ou 100ml do caldo feito em casa250 gramas de massa conchigliette lisce, da De Cecco, ou qualquer outra do gosto do doenteSalsa, coentro ou manjericão picado.
1 - Tempere o frango com pimenta e sal, e reserve. Refogue a cebola com manteiga, até que fique translúcida, depois acrescente o alho. Acrescente o azeite. Quando estiver quente coloque o frango. Deixe dourar um pouco. Acrescente o caldo e deixe ferver um pouco. Coloque na panela o louro e os talos de salsa. Acrescente a água, deixe ferver e baixe e fogo. Cozinhe com tampa por 30 minutos.
2 - Com uma colher grande, tire da borda da panela a gordura que subiu.
3 - Aumente o fogo. Quando voltar a ferver, acrescente a massa e as cenouras. Cozinhe o tempo recomendado no pacote da massa.
4 - Prove para acertar o sal. Retire o louro e os talos de salsa. Sirva com o tempero que mais gostar.
Quem estiver com preguiça para fazer em casa, pode ir a algum restaurante e pedir o prato. O Lamas, no Flamengo, por exemplo, faz. Custa R$ 26.
Não vai curar a gripe, mas dá certo conforto. Um último detalhe, serve também para outras mazelas do estomago, ajuda no frio e, como dizia a minha avó, prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. |
|
|