|

Na cozinha nada se perde, tudo se transforma. Assim foi com as rabanadas. Elas surgiram do reaproveitamento da sobra do pão. Acredita-se que foram os Romanos, no século IV, que fizeram as primeiras rabanadas. De lá pra cá, já se experimentou fazê-las de várias maneiras.
Cada cultura imprime a sua marca à receita. Em Portugal, a rabanada também é conhecida por outros dois nomes: fatia-dourada ou fatia-de-parida. Lá, o pão pode ser molhado no leite ou no vinho. É feita até com vinho verde. Cada região usa o vinho local na receita. No Brasil, usamos o leite para molhar o pão e em muitas receitas, usa-se leite condensado ao invés do açúcar. Na França chama-se pain perdu. O Larousse Gastronomique chama a rabanada de French toast. Na Alemanha e na Grécia ela é comida doce também. Já na Rússia é feita do mesmo jeito, porém, trocando o açúcar pelo sal. Na Hungria e na Turquia, além do sal, acrescentam a pimenta.
De todas as receitas que encontrei, a que mais gostei foi a que a chef Rita Lobo colocou em seu site Panelinha. Por isso, divulgo aqui. |
|
Ingredientes |
3 pães franceses amanhecidos
2 xícaras (chá) de leite
1/2 lata de leite condensado
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo para fritar
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de canela em pó |
Modo de preparo |
Corte os pães em fatias médias. Reserve.
Numa tigela, coloque o leite e o leite condensado e misture com uma colher. Reserve.
Em outra tigela, bata os ovos com um garfo até ficar uma mistura homogênea.
Leve uma frigideira com óleo ao fogo para aquecer.
Na tigela com o leite, coloque algumas fatias de pão e deixe de molho por 1 minuto. Transfira para uma peneira e escorra o excesso do leite.
Passe as fatias pelos ovos batidos e coloque imediatamente na frigideira. Deixe cada lado dourar por 2 minutos. Retire as rabanadas com uma escumadeira e transfira para um prato forrado com papel-toalha. Se o óleo ficar muito sujo, passe-o por uma peneira forrada com papel-toalha.
Num prato fundo, misture o açúcar e a canela. Polvilhe as fatias com a mistura. Sirva a seguir. |
|