|
 Se possível, um de cada vez. Mas qual a diferença? Algumas.
A primeira é que o conhaque é destilado duas vezes e o armanhaque apenas uma. O armanhaque é mais leve do que o conhaque, ligeiramente mais seco, mais encorpado e envelhece mais rapidamente. E mais: os cascos de envelhecimento do armanhaque são feitos de madeira de carvalho escuro da Gasconha e os cascos de envelhecimento do conhaque são de carvalho castanho.
O conhaque Para produzí-lo, utilizam-se as uvas Colombard, Ugni Blanc/Saint-Emilion e Folle Blanche. Todas brancas, provenientes da região do mesmo nome (Charente, na França) e dá-se início à fermentação que dura de três a cinco semanas. Dessa fermentação, obtém-se um vinho branco, ácido, com uma baixa graduação alcoólica, aproximadamente de 8º a 10º. São necessários oito litros de vinho para produzir um litro de conhaque.
Aí começa a primeira destilação, que dura cerca de 8 horas e é processada através do chamado sistema de fogo direto (Alambique Charentais), que produz um líquido chamado brouillis, cuja graduação alcoólica é de 27º a 35º.
A segunda, (seconde chauffe ou bonne chauffe) demora cerca de doze horas e o princípio e o fim (cabeça e cauda) são removidos para nova destilação que vai produzir outros álcoolis (eau-de-vie, etc).
O líquido aproveitado da segunda destilação tem 68º a 72º de álcool e é a partir dele que se vai produzir o conhaque. A destilação do conhaque faz-se obrigatoriamente entre o fim das vindimas (novembro) e o dia 31 de março seguinte.
O álcool obtido é amadurecido/envelhecido em cascos de carvalho feitos à mão e permanece nos cascos durante três anos, passando depois para cascos mais velhos para adquirir a cor da madeira. Nesse período de envelhecimento, o conhaque perde de 3 a 4% de álcool por ano. Esta evaporação chama-se poeticamente angel's share.
Os espanhóis chamam o conhaque de el sol embotellado.
Os tipos de conhaques são:
Três estrelas (***) ou V.S. (very superior) - terá que ter três anos de casco no mínimo.V.O. (Very Old/Muito Velho) e V.O.S.P. (Very Superior Old Pale/Pálido Superior Muito Velho) - ambos terão que ter quatro anos de casco.Reserve, X.O. (Extra Old/Muito Velho), Napoléon Vieille Reserve, Grand Cuvée - para poder usar qualquer destas designações terá que ter no mínimo cinco anos de casco.
O armanhaque A origem das aguardentes de Armagnac remonta à Idade Média, quando eram consideradas "remédio" de farmacêuticos, para servir de antídoto contra as epidemias. Só no século XVII passaram a ser utilizadas como bebida.
O armanhaque conheceu o seu apogeu no século XIX com uma produção de 100.000 hectolitros por ano, mas o ataque da filoxera quase extinguiu as vinhas. O decreto-lei de maio de 1909 veio desde então delimitar as castas (apenas uvas brancas) e as respectivas categorias.
As castas utilizadas são: Ugni Blanc, Colombard, Folle Blanche, Baco Blanc, Clairette de Gascogne, Jurançon Blanc, Mauzac e Meslier.
A produção é similar à do conhaque, mas tem apenas uma destilação (Continous still). O espírito obtido desta primeira destilação tem pouca cor e não excede os 63º GL. As categorias de armanhaque são:
Bas Armagnac: o de melhor qualidade e com um ligeiro sabor a ameixa.Tenarèze: sabor a violeta.Haut Armagnac: é de todos, o que requer mais tempo para envelhecer e de qualidade inferior.
Similares Os "conhaques" produzidos fora dessas regiões da França são chamados de brandy. Há excelentes, como os espanhóis, por exemplo. Os originais e os bons brandies são caros (de cem reais para cima). Mas há os populares, feitos em muitos países, inclusive no Brasil e preferidos pelas classes C e D. Às vezes são misturados com leite tirado na hora, nas fazendas. "Coloco uma rodela de limão, prá melhorar um pouco o sabor", diz um peão típico de São Paulo. E tem peão que mistura conhaque com café preto para tomar de manhã, antes de trabalhar - no lugar da cachaça (uma pinguinha no pingado).
No sul é comum, também, misturá-lo ao chocolate. O "conhaque" tem fama também de dar resistência, aquecer o corpo (principalmente a garganta), dar vigor sexual e possuir, segundo a cultura popular, sobretudo no Nordeste, propriedades medicinais. Ele é considerado uma bebida popular, apesar de não ter a procura da pinga e da cerveja. Um dos mais conhecidos aqui pelo Estado do Rio é o Conhaque de Alcatrão São João da Barra - que é tiro e queda. Mas queda... cataléptica!
Nunca me esqueço de uma ida à Curitiba de ônibus (tempos de rapaz) para passar um fim de semana com uma namorada. Saimos da velha Rodoviária na Praça Mauá, de noite, e lá pelas tantas paramos no Clube dos 500, tiritando de frio - os ônibus daquele tempo, já lá vão 40 anos, eram totalmente inóspitos. Depois de um café mais doce do que rapadura, servido num copinho sem-vergonha, tive o infeliz rompante de acompanhar um senhor grisalho e pedir um... Alcatrão! Só não fui levado em coma para a UTI do Samaritano porque não tinha plano de saúde!
Cuidado! |
|
|