Contatos imediatos
Châteauneuf-du-Pape é uma das mais conhecidas e prestigiadas denominações francesas. Localizada no sul do Rhône, deve seu nome à localidade onde o papa João XXII construiu uma residência de verão, em meio aos vinhedos que já existiam por lá no século XIV. O solo da região é caracterizado pela presença de seixos rolados, que retêm o calor e garantem o perfeito amadurecimento das uvas. Seus vinhos são densos, vigorosos, condimentados e memoráveis, com aromas de caça e de terra molhada.

Pois em 1954, o prefeito, visando proteger de invasões alienígenas os preciosos vinhedos da região, decretou o seguinte:

  • Artigo 1: O sobrevôo, a aterrisagem e a decolagem de discos voadores, de qualquer nacionalidade, estão proibidos no território de nossa comuna;

  • Artigo 2: Qualquer disco voador que aterrisar em nosso território será imediatamente levado à prisão;

  • Artigo 3: As autoridades estão encarregadas da execução deste decreto.

    E o mais estranho é que o decreto continua em vigor até hoje! Em 2010, o prefeito atual declarou: "Ninguém mais se lembra disso. Mas não existe nenhum motivo para revogar esse decreto hoje em dia." Perguntado sobre o que aconteceria se um OVNI realmente pousasse na região, ele continuou: "Um decreto é feito para ser cumprido."

    Oscar Daudt
    07/05/2012
  • Comentários
    Luiz Márcio Malzone
    Associado da ABS
    Rio de Janeiro
    RJ
    07/05/2012 Caro Oscar

    Provavelmente a safra de 1954 tenha sido excessivamente alcoólica e o tal do prefeito tenha "bebido todas"!!

    Será que essa foi a 1ª Lei Seca francesa? E justo para discos voadores?

    Abraços
    Malzone
    Eduardo Araújo
    Sommelier - Santa Adega
    Florianópolis
    SC
    07/05/2012 Muito legal!

    Por esse motivo, o excêntrico Randall Grahm, da vinícola Bonny Doon, da Califórnia, tem entre seus vinhos um chamado "Le Cigare Volant" ou "The Flying Saucer" (Disco Voador).

    O rótulo é uma paródia dessa lei, com um disco voador pairando sobre os vinhedos, soltando um raio "abdutor". hehehe....

    É isso mesmo, Eduardo. Aqui está o rótulo para os leitores conhecerem:



    Abraços, Oscar
    Marcelo Carneiro
    Advogado e escritor
    Resende
    RJ
    07/05/2012 Caro Oscar,

    Se não se importar, vou repostar no site e usar nas minhas aulas de Direito, quando falo sobre leis esquizofrênicas (rsssss)

    Claro que pode, Marcelo. Abraços, Oscar
    João Carlos de Oliveira
    Lojista
    Rio de Janeiro
    RJ
    07/05/2012 Surpreendente seu achado, Oscar. Percebo que se trata de um vinho que vale uma viagem. Nesse caso, para os ET's, claro. rssss.....

    Outra viagem, foi transitar pela descrição que o nobre colega Eduardo Araújo nos trouxe.

    Abraços.
    Rafael Porto
    Sommelier na Vinci Vinhos
    São Paulo
    SP
    06/08/2012 Meus parabéns pela informação curiosa que só faz engrandecer as maravilhosas histórias que se tem pra contar sobre o mundo dos vinhos, Oscar Daudt!!!!

    E Eduardo Araújo, sempre antenado... Valeu pela lembrança sobre essa história do "louco" Bonny Donn! Como sommelier da Vinci, agora me sinto mais do que na obrigação de provar todos os vinhos dele!

    EnoEventos como sempre num alto nível!!! hehehehe

    Abraço à todos!
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]