|
 Carnaval de Sabores
Eu não sei quanto ao carnaval de vocês, mas o meu foi uma maravilha. Apesar do Xupa, mas não baba e do Volta, Alice, que insistiam em entrar em minha casa sem permissão, não foi nada do usual Samba, Suor e Cerveja, mas sim o gratificante trio Corrida, Vinho e Leitura. Quando o tríduo momesco termina, você se sente muito mais saudável, física e mentalmente.
E eu escolhi para leitura nesse carnaval o excelente Os Sabores do Douro e do Minho - Histórias, Receitas, Vinhos, do jornalista Marcelo Copello. É uma obra respeitável, com mais de 320 páginas, que resulta, com toda a certeza, de um extenuante trabalho de pesquisa. Se é que dá prá chamar de extenuante fazer incontáveis viagens ao norte de Portugal e beber e comer do bom e do melhor!
O livro é quase uma obra de referência: tudo o que você precisar saber sobre essas duas regiões portuguesas, com certeza vai encontrar por lá. Mas o melhor são os causos compilados por Marcelo, contando aspectos picarescos da cultura e história durienses e minhotas. O capítulo Entre Douro e Minho, muita história prá contar é especialmente curioso e cativante, merecendo ser lido e relido diversas vezes.
Escusado dizer que o autor esgota todos os aspectos técnicos da produção dos Vinhos Verdes, do Douro e do Porto, informando as castas autorizadas, os métodos de produção, a complicada legislação e as melhores casas e os melhores vinhos. Mas ele não pára por aí, oferecendo dicas de turismo, história e gastronomia. São mais de 50 das tradicionais receitas do Douro e do Minho que fazem qualquer um babar, só de ler os ingredientes! Há receitas de coquetéis a base de Vinho do Porto, inclusive algumas da sommelière global Deise Novakoski. Se a Confraria Carioca soubesse disso...
Para alegrar os olhos, o livro conta com muitas e belas fotografias, grande parte delas clicadas pelo próprio Marcelo Copello. O EnoEventos que se cuide!
E, para quem gosta de estatísticas como eu, há uma profusão de tabelas e gráficos que permitem melhor analisar os rumos que a produção vem tomando nos últimos anos. Taça cheia!
Bem, mas se você desperdiçou seu carnaval pulando em todos os blocos, bebendo a número-um ou a-cerveja-que-desce-redondo e fazendo xixi em qualquer canto, vai ter uma chance de se redimir: daqui a 40 dias termina a quaresma e você terá a Semana Santa para se iluminar como eu, lendo esse informativo e divertido livro. Fale já com a Salete e peça seu exemplar. E depois me conte qual feriadão você achou melhor!
Oscar Daudt
Serviço: Os Sabores do Douro e do Minho: R$60,00 Salete Martins: [email protected] - (21)9622-8265 / (21)2265-3395 |
|
|