Retorna ao índice de eventos
Degustação da Vinícola Salton
Evento realizado em 08/05/2007 na ABS do Flamengo
Ficamos todos positivamente impressionados durante a apresentação da Salton, na noite de 08/05/2007 na ABS do Flamengo, com o porte da empresa. É só ver a foto da sede, em Tuiuty, Bento Gonçalves, ao lado, para se ter uma idéia da potência econômica da Vinícola Salton. São quase 100 anos de história, a maior fabricante nacional de espumantes, possui uma equipe de 12 enólogos, investe em projetos de ponta da EMBRAPA e desenvolve com a FINEP um novo clone de Cabernet Sauvignon.

Mas de nada adiantaria isso tudo, se o foco da empresa não fosse, como é hoje, a busca da qualidade em vinhos. E que qualidade! E que vinhos!

A apresentação foi conduzida pelo renomado Lucindo Copat, o Diretor Técnico, há mais de 20 anos na Salton e um dos mais competentes enólogos do Brasil. Todo o conhecimento transmitido por Lucindo, que prendia a atenção dos participantes, tinha o contraponto nas hilariantes intervenções de Wagner José Ribeiro, Diretor de Vendas, que em vários momentos levou a platéia a se dobrar de rir!

Mas vamos aos vinhos, que é o que interessa! Foi um desfile de excelentes caldos, de criatividade, de experimentações que encantou os sentidos de todos.
Fomos recebidos pelo agradável Espumante Rosé Poética, lançamento recente da vinícola. Continuamos com o festejado Espumante Évidence, elegante e cremoso, com aromas cítricos e florais, além de uma leve baunilha. O próximo vinho foi o Salton Series Teroldego, uva-ícone do Trentino italiano, que se adaptou maravilhosamente bem na Serra Gaúcha. Um vinho de cor púrpura escura, que encanta os olhos e é bastante agradável ao olfato e ao paladar.

Mais um varietal da Salton Series, o Carmenère, foi uma maravilhosa experiência! Quem conhece os vinhos Carmenère chilenos, ficou surpreendido com um vinho totalmente distinto, com o acentuado caráter herbáceo do vinho da Salton. Uma delícia! A seguir, vieram os excelentes Salton Talento, das safras de 2002 e de 2004. Esta última estará chegando ao mercado em breve, após servir o Papa em sua estada no Brasil. Tivemos o privilégio de prová-lo antes do Pontífice! O 2002 estava já perfeitamente evoluído, com aroma complexo de frutas roxas e vermelhas, pimenta e musgo. O 2004 ainda tem muito tempo para evoluir mas já apresenta as sensações que prometem grande prazer dentro de alguns anos.

Como o vinho superior da Salton, o Desejo Merlot foi a grande emoção da noite. Potente, complexo, macio, só não foi o fecho de ouro, porque outro vinho ainda nos aguardava. Chegou o Intenso, um 100% Chardonnay, vinho doce não safrado, elaborado por um sistema semelhante às "soleras". Aromas de mel, com uma agradável acidez contra-balançando o açúcar.

Que noite maravilhosa! Que vinhos deliciosos! O nosso agradecimento à Salton e, especialmente, ao Lucindo por ter-nos proporcionado esses momentos inesquecíveis!

Oscar Daudt
Os vinhos da noite
Espumante Salton Poética Rosé Natural Brut
Não safrado
Método charmat
100% Pinot Noir
Álcool
 
Espumante Salton Évidence Natural Brut
Não safrado
Método champenoise
70% Chardonnay, 30% Pinot Noir
Álcool: 12%
Perlage fina e persistente, aromas cítricos, flores brancas, levedura, leve baunilha, boa estrutura, sabor macio, excelente acidez, enche a boca
Salton Series Teroldego
Safra: 2005
100% Teroldego
Álcool: 12,6%
Vermelho-púrpura, aromas de framboesa, amora, ameixa e figo, macio
Salton Series Carmenère
Safra: 2005
100% Carmenère
Álcool: 12,2%
Vermelho granada, aromas herbáceos, especiarias, macio e persistente.
Excelente custo-benefício!
 
Salton Talento
Safras: 2002 e 2004
Castas: 60% Cabernet Sauvignon, 30% Merlot, 10% Tannat
Álcool: 13,5%
Envelhecimento: 12 meses em barrica e 12 meses em garrafa
Notas 2002: aromas de musgo, terra, frutas vermelhas, boca macia, estruturado, taninos maduros
Notas 2004: aromas de frutas vermelhas, azeitona, pimentão, é o vinho que o Papa irá beber aqui no Brasil
Produção: 2002=55.000 garrafas, 2004=80.000 garrafas
Salton Desejo
Safra: 2004
Castas: 100% Merlot
Álcool: 13%
Envelhecimento: 50% barricas francesas, 50% barricas americanas, 12 meses em garrafa
Notas: cor violácea intensa, nariz intenso, ameixas, baunilha, tabaco, estruturado e com taninos macios
Salton Intenso
Vinho branco licoroso
Não safrado (sistema de soleras)
100% Chardonnay
Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho
Notas: aromas cítricos e de mel, intenso, boa acidez em perfeita harmonia com o doce
A equipe da Salton
O enólogo Lucindo Copat O Diretor de Vendas Wagner José Ribeiro O Gerente Nacional de Vendas Patrick de Neufville O representante no Rio de Janeiro, Alexandre
A turma da Salton com Tuxaua, Carlos Teles e Tarcísio Lucindo e Sônia Antônia Patrick e Tarcísio Eu e Lucindo
A tabela de preços
Esta não é de se perder! Para os sócios da ABS, a Salton ofereceu descontos inacreditáveis. Quem conhece os preços dos vinhos da Salton praticados no mercado, sabe do que eu estou falando. Para comprar, é só ligar para o Alexandre, representante no Rio, telefone 7816-3626. Pedido mínimo: uma caixa de 6 garrafas (pode ser mista).
Os participantes
Roberto Rodrigues, o diretor de informática da ABS, recepcionou a Salton A casa estava cheia! A ABS terá de pensar, logo, logo, em salas maiores para degustações concorridas como essa!
Tarcísio e Sérgio Kahn Joaquim Amaro e Tuxaua Gioia, Aguinaldo e Paulo Sérgio Grace Caxiano
Tuxaua, Pedro Augusto e Frederico Maria Leda de Vasconcelos e Rita Hang Moreira Maria Luiza Araújo Marcos Daniel e Sônia Antônia
 
Elieda Lemos e Marisa Costa