Lançamento dos novos vinhos de Susana Balbo Evento realizado no Restaurante Mr. Lam, na Lagoa, em 09/10/2007
Eu já tinha tido a alegria de conhecer Susana Balbo e seus vinhos em uma excelente degustação realizada na ABS, em março passado. Vale a pena ler a reportagem dessa degustação para se aprender um pouco sobre a trajetória profissional de Susana. É imperdível! Susana faz vinhos com amor, segundo sua própria definição e conforme se pode depreender da forma com que ela apresenta seus filhos diletos!
E eis que, no evento promovido pela Importadora Cantu, pude conhecer seu marido, Pedro Marchevski, e aprender que a paixão pela vinicultura é característica do casal 20 da enologia argentina.
O evento, realizado no restaurante Mr. Lam, na Lagoa, teve como objetivo apresentar os novos vinhos de Susana, o Nosotros e o Virtuoso, além da nova safra do conhecido e delicioso Brioso.
Bom, vamos combinar: se o Brioso eu chamo de delicioso, vão me faltar adjetivos para descrever o Nosotros. Que vinhaço! Corte de 85% de Malbec, 10% de Cabernet Sauvignon e 5% de Petit Verdot é uma obra-prima. Com surpreendentes 15,4% de teor alcoólico, o álcool passa desapercebido! Com 200% de carvalho novo francês por 18 meses (leia-se, 9 meses em barricas novas e, após, transferido para outras barricas novas por mais 9 meses!), a madeira é perfeitamente bem integrada, resultando em um vinho muito elegante e equilibrado! Só bebendo para saber...
E o Virtuoso? Para mim, uma novidade absoluta: um colheita tardia de Malbec, com 14% de álcool e 18 meses em carvalho francês. Com pronunciados aromas de chocolate, foi a harmonização ideal para a sobremesa belíssima que nos foi oferecida.
E não foi só isso de vinho, é claro! Iniciamos com um Crios Torrontés 2007, expressão máxima dessa deliciosa casta emblemática argentina! Fresco, muito aromático, floral, frutado, dá vontade de beber a garrafa toda! Experimentamos também o Ben Marco Expressivo 2005, vinho de autor de Pedro, um corte de quase tudo (Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot) que tem como resultado um vinho excelente, com uvas de vinhedos de 36 anos e com estágio de 14 meses em carvalho francês e americano! Estupendo!
E mais o Susana Balbo Brioso 2005, de novo um corte complicado, homeopático, de Cabernet Sauvignon, Malbec, Cabernet Franc, Petit Verdot e Merlot! Que domínio de castas que tem esse casal! O brioso, conforme falei acima, é uma delícia!
Parabéns à Susana e ao Pedro pelos excelentes vinhos, e obrigado ao Thiago dal Pizzol e à Jaque Barroso pelo convite!
Oscar Daudt
O vídeo
O vídeo do evento bem reflete toda classe que a Importadora Cantu imprimiu ao almoço de lançamento dos vinhos de Susana Balbo
Os vinhos
Crios Torrontés 2007
Ben Marco Expresivo 2005
Susana Balbo Brioso 2005
Nosotros 2005
Virtuoso 2005
Os enólogos
A maravilhosa cozinha do Mr. Lam
A cozinha do Mr. Lam é de um requinte e um sabor inesquecíveis. No entanto, os nomes dos pratos são impossíveis de lembrar. Ficam só as fotos!
Os convidados
Marcelo, sommelier-geral do Porcão, Lívia e Sônia, colunista de gastronomia da Tribuna da Imprensa
Em primeiro plano, Thiago dal Pizzol, gerente comercial da Cantu
Com a taça na mão, Fernando Miranda, ex-presidente da ABS
Ao fundo, Mike Taylor, consultor de enogastronomia, e Mauro César, da Cantu
Os convidados no espelho
Eu e a jornalista Danúsia Bárbara
Sônia, o sommelier do Fasano Dionísio Chaves e Lívia