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Introdução |
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 Desde que a multinacional americana A&M International anunciou sua chegada ao Brasil, eu fiquei bastante entusiasmado. Os rumores eram de que eles iriam jogar pesado, praticando uma política de preços agressiva, e eu já fiquei sonhando em, finalmente, beber os maravilhosos Cabernet e Chardonnay californianos a preço de banana.
Esta semana, os preços dos vinhos americanos que serão representados por sua subsidiária brasileira, a BevBrands, enfim vieram à tona, em uma matéria publicada no blog de vinhos da Revista Veja.
Isso representou uma excelente oportunidade para fazermos a comparação das margens aplicadas pela nova importadora com as das nossas já familiares importadoras tupiniquins, exclusivamente para vinhos americanos.
Como diz o ditado: Mais alto o coqueiro, maior é o tombo! E eu estava lá no topo, aguando de satisfação com os deliciosos vinhos que iria provar. Caí feio e me estabaquei no chão.
Confiram vocês mesmos quem se saiu melhor nesta comparação.
Oscar Daudt |
As Importadoras |
 A base de importadoras para comparação é bastante restrita, visto que muito poucas se arriscam nesse nicho de mercado. Além da própria BevBrands, conseguimos encontrar vinhos americanos apenas na Decanter, na Mistral e na Vinci.
A World Wine também vende vinhos da Califórnia, mas apenas 3 rótulos foram encontrados em seu site e, tendo em vista tão reduzida amostra, achamos mais apropriado desconsiderá-la na comparação.
Outra importadora que tem vinhos americanos em seu catálogo é a Reloco, mas essa empresa, de uns tempos prá cá, deixou de publicar os preços em sua página da Internet e fomos obrigados a não incluí-la. Uma pena! |
A Metodologia |
 Como de costume, fizemos a comparação dos preços praticados no mercado nacional com os preços do mercado americano.
Para obter o preço em nosso mercado, fizemos uma pesquisa nos sites das importadoras, no dia 17 de fevereiro. A única exceção foram os preços da BevBrands, que conforme já citado, foram obtidos na matéria do blog da Veja. Para transformar o preço em reais para dólares, utilizamos a taxa de câmbio do dia, no valor de R$2,32/US$1,00.
Para determinar o preço no mercado dos Estados Unidos, pesquisamos o site Wine-Searcher. Procuramos sempre o mesmo vinho, da mesma safra, e consideramos a média dos 3 menores preços encontrados para calcular nossa estimativa do preço naquele país. Quando não eram encontradas 3 cotações, a média era calculada sobre as cotações disponíveis.
O Índice de Divergência de cada importadora foi então calculado considerando-se quanto um consumidor gastaria para comprar cada um dos vinhos aqui no Brasil e lá na América. A diferença percentual entre os dois totais resultou no Índice de Divergência.
Em bom português, um índice de 200 significa que se um americano compra um vinho por 100 dólares, o pobre consumidor brasileiro pagaria 300 dólares por esse mesmo vinho! Tudo bem, nós somos ricos e eles são pobres! |
A Classificação |
As quatro importadoras consideradas na análise foram assim classificadas: |
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