Matérias correlatas
  • Espanha
  • Garcia & Rodrigues

  • "Esse é um evento que praticamente só tem benefício, quase não tem custo... Gostei muito das lagostinhas com purê de mandioquinha. Os vinhos eram espetaculares, mas meu preferido foi o Abadia Retuerta Selección Especial."

    Mauro Raja Gabaglia
    Enófilo
    A terceira versão de Uma Noite na Adega, no restaurante Garcia & Rodrigues, mostrou que esse é um evento que veio para ficar. A cada edição, aumenta o número de participantes e o sommelier João Pedro e a relações públicas Rosa Wilbert, responsáveis pela organização, terão já, já de pensar em como acomodar essa demanda crescente.

    Este novo jantar tinha como tema As Jóias da Espanha e foi harmonizado com os vinhos da Importadora Península, especializada nos rótulos daquele país (nosso colunista Cesar Galvão é fã de carteirinha dessa importadora). E para tornar a noite ainda mais agradável, outro colunista do EnoEventos, Fernando Miranda, fez a apresentação dos vinhos e discorreu sobre a harmonização com os pratos do chef Christophe Lidy. Vale destacar, também, a presença da exuberante atriz Pepita Rodrigues, abrilhantando a festa, tão animada quanto uma corrida de San Fermin.

    Os convidados foram recebidos com um Cava Juvé & Camps Brut Vintage 2005, acompanhando o couvert e seus maravilhosos pães. Elegante e complexo, o espumante apresentava aromas frutados e de leveduras. Fernando farejou até mesmo aromas de jambo!

    O delicioso Aumonière de lagostinhas e puré de mandioquinha teve como companhia um branco excelente, finíssimo, o Protos Verdejo 2007, com aromas de maçã e erva-doce, e que não permitia, de jeito maneira, perceber o alto teor alcoólico de 13,5%, tamanho era seu equilíbrio. Um par perfeito, como Don Quixote e Dulcinéia!

    Para deslumbrar as papilas, chef Lidy nos apresentou a seguir o Gateau de rabada ao "jus de veau", um prato que carecia da presença de Luciana Plaas para bem descrevê-lo, visto tratar-se - em minhas leigas palavras - de uma grande castanhola envolta em uma inacreditável película transparente (como se fosse um Insulfilm comestível), suculenta e que ficava ainda melhor com a presença do fabuloso Abadia Retuerta Selección Especial 2004, carnudo como o prato, com envolventes aromas de baunilha, frutas e chocolate, e muita estrutura e duração. Para mim - e toda a torcida do Real Madrid - o melhor vinho da noite.

    Feito um par de bailarinos de Flamenco, o Finca Villacreces 2004 com aromas de ameixas, florais e mentolados, com muito frescor e a exuberância da arquitetura de Gaudí, toureava o Trio de cordeiros com ragout de legumes e cogumelos, prato rico, estruturado e magnificamente temperado.

    Finalmente, as 3 belas sobremesas Crema Catalana, Crostata de amêndoas e Torta de chocolate com maracujá, eram dignas do nobre paladar da rainha Sofia. Infelizmente, o Pedro Ximénez Solera 1927, que as escortava, não me agradou, parecendo-me meloso feito um puxa-puxa.

    Bem, para quem perdeu, fica a dica para o mês que vem: a próxima edição será dedicada à França - Christophe Lidy vai lavar a égua - e terá como acompanhamento os vinhos da importadora Nova Fazendinha. Com certeza, mais um evento imperdível!

    Oscar Daudt
    Os vinhos
    Cava Juvé & Camps Brut Vintage 2005 Reserva
    Álcool: 12%
    Castas: 45% Macabeo, 20% Xarel-lo, 35% Parellada
    Protos Verdejo 2007
    DO: Rueda
    Álcool: 13,5%
    Castas: 100% Verdejo
    90 pontos Guia Peñin
    Finca Villacreces 2004
    DO: Ribera del Duero
    Álcool: 14%
    Castas: 86% Tempranillo, 10% Cabernet Sauvignon, 4% Merlot
    95 pontos Robert Parker
    Alvear Pedro Ximénez Solera 1927
    DO: Montilla-Moriles
    Álcool: 16%
    Castas: 100% Pedro Ximénez
    96 pontos Robert Parker
    Abadia Retuerta Selección Especial 2004
    DO: Sardon del Duero
    Álcool: 13%
    Castas: 75% Tempranillo, 20% Cabernet Sauvignon, 5% Merlot
    91 pontos Robert Parker
    O jantar harmonizado
    Eu não canso de elogiar os pães do Garcia: são imbatíveis! Couvert Aumonière de lagostinhas e puré de mandioquinha
    Gateau de rabada ao "jus de veau" Trio de cordeiros com ragout de legumes e cogumelos Crema catalana, Crostata de amêndoas e Torta de chocolate com maracujá
    Os anfitriões
    Javier Gabarain, da Importadora Península Chef Christophe Lidy, do Garcia & Rodrigues Prof. Fernando Miranda apresentou os vinhos e a harmonização
    O sommelier João Pedro Lamonica Chef Ademir Rosa Wilbert, relações públicas
    Os participantes
    A atriz Pepita Rodrigues Bruno Cabral e Paula Atiê Desembargador José Carlos Murta Ribeiro
    Beth Fidalgo e Antonio Landeira Mauro Raja Gabaglia e Bela Finkelstein Leonardo Murta Ribeiro
    Fátima Tostes e Márcia Baldanza Carminha e Ronaldo Lisboa Ronaldo Vilela
    Rachel e Marcos Pascoal Valmar Paes Ailton Oliveira
    Roberto Cláudia e Eduardo
    Comentários
    Antonio Landeira
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    20/06/2009 Um dos melhores eventos que participei, em relação a harmonização e organização. Tive a sorte de estar ao lado de pessoas animadas que complementaram a noite. Parabéns a todos da organização e ao amigo Oscar por este trabalho impecavel.

    Enosaudações.
    Mauro Raja Gabaglia
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    20/06/2009 Oscar, obrigado por prestigiar este humilde leitor e fã de Enoeventos! Tenho que dar os parabéns a irretocável organização do jantar, dos pratos deliciosos e dos grandes vinhos espanhóis servidos, que fogem da mesmice e da padronização que tanto estamos acostumados a ver por aí...

    Concordo plenamente com você sobre o Solera, que também achei enjoativo e puxando um pouco para um "xarope", mas no contexto da noite, isso foi apenas um detalhe!

    Bela e eu não perderemos a próxima de jeito nenhum!

    Abraços enófilos.
    Javier Diaz Gabarain
    Empresário
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    21/06/2009 Caro Oscar,

    Muito obrigado pelos seus comentarios e sua presença no evento, assim como a de todos os presentes.

    Sem dúvida os vinhos espanhóis de qualidade já conquistaram seu lugar de honra no panórama vinicola mundial e pouco a pouco, estão sendo conhecidos pelo apreciador brasileiro.

    Concordo com seu comentario em relação ao PX Solera 1927, mas neste caso não é um problema do vinho, mas sim da temperatura que foi servido. Afinal, Alvear é um ícone do Pedro Ximenes a mais de 280 anos. Este vinho deve estar a 7/8 °C para mostrar suas reais virtudes, do contrario fica efetivamente, meloso em excesso por ser produzido com uvas passificadas com alto teor de açucar.

    Nos desculpamos pelo nosso erro na comunicação com a organização. Convidamos a todos (por nossa conta) a dar uma segunda chance a este vinho espetacular.

    Parabéns ao Chef Christophe pelos deliciosos pratos, ao Sommelier João Pedro e a equipe pelo serviço impecavel.

    Salud !
    João Pedro Lamonica
    Sommelier
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/06/2009 Achei ótima a observação do Javier, sobre a temperatura ideal do Alvear Pedro Ximénez Solera 1927, tenho certeza que vai tirar a dúvida de muita gente, pois no meu entendimento, trata-se de um vinho maravilhoso, com muita complexidade, digno de meditação, mas diferente e pouco divulgado.

    Esse vinho estará disponivel em nossa carta, para harmonizar com as delicias de nossas Patisseries.

    Um grande abraço e convido aos leitores para participar conosco em nossa "Noite na Adega" e desfrutar de nossa gastronomia e dos belíssimos vinhos.

    João Pedro
    Cesar Galvão
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/06/2009 Caríssimos,

    Endosso aqui a explicação do Javier acerca do PX Solera, mesmo entendendo que haverá no mundo quem não gosta do estilo do vinho. É um dos meus vinhos doces favoritos e o considero mesmo um dos melhores vinhos de sobremesa do país. Inclusive, o cito em minha primeira coluna aqui no EnoEventos, quando o tema era vinhos andaluzes e também foi minha escolha no jantar de final de ano de nossa Confraria Enófilos sem Fronteiras, que vcs poderão ver em matéria feita pelo Oscar:

    http://www.enoeventos.com.br/200804/esf7/esf7.htm

    João Pedro, gostaria de parabenizá-lo por incluir mais essa bela opção de vinhos na já excelente carta de vcs.

    Forte abraço,
    Cesar
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]