
"Esse é um evento que praticamente só tem benefício, quase não tem custo... Gostei muito das lagostinhas com purê de mandioquinha. Os vinhos eram espetaculares, mas meu preferido foi o Abadia Retuerta Selección Especial."
Mauro Raja Gabaglia Enófilo | A terceira versão de Uma Noite na Adega, no restaurante Garcia & Rodrigues, mostrou que esse é um evento que veio para ficar. A cada edição, aumenta o número de participantes e o sommelier João Pedro e a relações públicas Rosa Wilbert, responsáveis pela organização, terão já, já de pensar em como acomodar essa demanda crescente.
Este novo jantar tinha como tema As Jóias da Espanha e foi harmonizado com os vinhos da Importadora Península, especializada nos rótulos daquele país (nosso colunista Cesar Galvão é fã de carteirinha dessa importadora). E para tornar a noite ainda mais agradável, outro colunista do EnoEventos, Fernando Miranda, fez a apresentação dos vinhos e discorreu sobre a harmonização com os pratos do chef Christophe Lidy. Vale destacar, também, a presença da exuberante atriz Pepita Rodrigues, abrilhantando a festa, tão animada quanto uma corrida de San Fermin.
Os convidados foram recebidos com um Cava Juvé & Camps Brut Vintage 2005, acompanhando o couvert e seus maravilhosos pães. Elegante e complexo, o espumante apresentava aromas frutados e de leveduras. Fernando farejou até mesmo aromas de jambo!
O delicioso Aumonière de lagostinhas e puré de mandioquinha teve como companhia um branco excelente, finíssimo, o Protos Verdejo 2007, com aromas de maçã e erva-doce, e que não permitia, de jeito maneira, perceber o alto teor alcoólico de 13,5%, tamanho era seu equilíbrio. Um par perfeito, como Don Quixote e Dulcinéia!
Para deslumbrar as papilas, chef Lidy nos apresentou a seguir o Gateau de rabada ao "jus de veau", um prato que carecia da presença de Luciana Plaas para bem descrevê-lo, visto tratar-se - em minhas leigas palavras - de uma grande castanhola envolta em uma inacreditável película transparente (como se fosse um Insulfilm comestível), suculenta e que ficava ainda melhor com a presença do fabuloso Abadia Retuerta Selección Especial 2004, carnudo como o prato, com envolventes aromas de baunilha, frutas e chocolate, e muita estrutura e duração. Para mim - e toda a torcida do Real Madrid - o melhor vinho da noite.
Feito um par de bailarinos de Flamenco, o Finca Villacreces 2004 com aromas de ameixas, florais e mentolados, com muito frescor e a exuberância da arquitetura de Gaudí, toureava o Trio de cordeiros com ragout de legumes e cogumelos, prato rico, estruturado e magnificamente temperado.
Finalmente, as 3 belas sobremesas Crema Catalana, Crostata de amêndoas e Torta de chocolate com maracujá, eram dignas do nobre paladar da rainha Sofia. Infelizmente, o Pedro Ximénez Solera 1927, que as escortava, não me agradou, parecendo-me meloso feito um puxa-puxa.
Bem, para quem perdeu, fica a dica para o mês que vem: a próxima edição será dedicada à França - Christophe Lidy vai lavar a égua - e terá como acompanhamento os vinhos da importadora Nova Fazendinha. Com certeza, mais um evento imperdível!
Oscar Daudt |