Como a gente imagina que todos os descendentes de japoneses tenham nascido em São Paulo, a primeira surpresa é saber que Nao Hara é fluminense (não o clube, é claro!) de Nova Iguaçu. Em 1987, aos 14 anos, começou a lavar pratos no restaurante Miura e, na carreira mais meteórica que se tem notícia, em 6 meses assumiu a cozinha do restaurante. Um ano depois, seu pai comprou o estabelecimento e Nao assumiu o comando e o rebatizou de Shin Miura (o que significa Novo Miura). O restaurante existe até hoje, no Edifício Avenida Central, no centro do Rio.
Em 2008, o chef abre o Restaurante Nao, no São Conrado Fashion Mall, e se lança para o estrelato apresentando uma cozinha criativa, sofisticada, deliciosa e belíssima (confira a coluna de Luciana Plaas sobre o restaurante Nao clicando aqui).
A crítica gastronômica Danusia Barbara, autora do livro, descreve assim o novo restaurante: "O conceito do restaurante Nao é simples e eficaz: a iluminação dá todas as honras e focos à cozinha, no meio do salão. Ali é o palco onde o chef e seus assistentes evoluem. A platéia acompanha os movimentos, aplaude na hora em que chegam os pratos. Variação de gostos, texturas e belezas visuais."
Em verdade, o livro foi escrito a 6 mãos, pois além do saboroso texto de Danusia, conta com as surpreendentes receitas do chef Nao e com as geniais fotos de Alexander Landau, que quase me fazem abandonar a carreira de fotógrafo.
A noite de autógrafos foi bastante concorrida, com Danusia e Nao fazendo as honras do livro. Os convidados puderam se deliciar com os petiscos do restaurante, que passavam insistentemente, e eram acompanhados pelo espumante Vallontano Brut.
Eu não sei se o preço nas livrarias será o mesmo, mas no lançamento ele era vendido por 79 reais. Mas a qualidade do texto, das receitas, das fotos e a impressão caprichadíssima fazem mais do que valer. É uma obra imprescindível para os amantes da gastronomia.
Oscar Daudt
O livro
Capa
Contracapa
Receitas de Nao
Texto de Danusia
Fotos de Alexander Landau
O espumante e os petiscos
A noite de autógrafos
Danusia e Nao autografando
Nao e Alexander
Lu Bittencourt
Helène Wevers, da Chandon, e Yoná Adler, da Mistral
Laura Cavallieri, da Documennta, e Bruno Agostini, do blog Enoteca
Renato Saraiva e Jaque Marine
O sommelier Gabriel e Nao
Marcos e Sandra Sodré, do Sawasdee
O maitre Ronaldo e o colunista Jeff Thomas
Nao e Luciana Machado, do restaurante Opium
Bia Kuhn e Danusia
Anik, Sílvia e Andreia
Jurema de Candia
Nao e uma fã
Beth França
Vitor Rodrigues, maitre Ronaldo e Antonio Rosselline
Heloísa Arruda, relações públicas
O sommelier Gabriel e Helène
Danusia
Alexander
O eficiente serviço
Comentários
Vitor Rodrigues Estagiário Copacabana Palace Rio de Janeiro RJ
24/06/2009
Evento muito interessante no glamour do Fashion Mall e no sofisticado sabor do Restaurante NAO.
Bela cobertura, EnoEventos.
Eugênio Oliveira Enófilo Brasília DF
24/06/2009
Como disse outro dia um colega de Brasília aqui no Enoeventos, Nao Hara deixou saudades na cidade. Volte logo.
Um abraço.
Alexander Landau Fotógrafo Rio de Janeiro RJ
28/06/2009
Vc é o cara! Obrigado pelo carinho!!
Forte abraço, LANDAU
Beth França Rio de Janeiro RJ
28/06/2009
Oscar,
Como nos conhecemos no lançamento do livro do Nao, cabe relembrar q fui, por iniciativa própria, a sua assessora para assuntos de livro, lembra?
Pois é, só hoje foi possível conhecer o seu site (q ainda vou digerir com mais calma, como se faz com um bom vinho) e eis q me encontro em meio às fotos dos badalados, vivendo um momento feliz captado pela sensibilidade do seu olhar. Mto legal.
Quem sabe, em outros eventos, eu seja recontratada para continuar a assessoria prestada e q, salvo engano meu, deu tão certo? E olha q nem vai precisar de fotos. Brincadeiras à parte, valeu mesmo.