Matérias relacionadas
Viagens

A vista do Tejo
Esses fusos horários só servem para atrapalhar a vida da gente. Chegamos em Lisboa às 12:30, logo após um café da manhã no avião. Portanto, não dava nem para pensar em almoço. Mas quando deu 7 da noite, eu já estava com dor de cabeça de tanta fome. E decidimos, Alexandre Lalas e eu, encarar um "ajantarado".

Nas minhas pesquisas pré-viagem, fiz uma lista dos restaurantes que queria conhecer na bela Lisboa. Mas como chegamos no domingo, quando quase tudo está fechado, dos restaurantes da lista, estava aberto apenas o Faz Figura, estranho nome para um restaurante muito bem recomendado. Mas, já em terras do Marquês de Pombal, as duas vezes que perguntei sobre a casa, as pessoas só falavam: "É uma vista deslumbrante!", como se o restaurante fosse apenas isso, e não servisse comida. Nada mais longe da verdade!

Chegamos ao Faz Figura, localizado perto da estação de Santa Apolônia, quando as portas ainda estavam trancadas e os garçons comendo. Mas fomos dirigidos à espetacular varanda que escancara o rio e o Cristo Rei, ainda em tempo de apreciar o Tejo, visto de cima, nos últimos minutos de sol do fim do verão.

Muito mais do que um rostinho bonito
Mesmo com a longa lista de pratos a la carte, preferimos experimentar o menu degustação da casa, com 5 etapas, a 35 euro. O restaurante oferece a possibilidade de harmonizar as etapas com 5 taças de vinho, por 18 euro a mais. Mas, bebedores de carteirinha que somos, preferimos pedir duas garrafas: um branco, Quinta das Marias Encruzado 2009 (29 euro), e um tinto, Lima Mayer Tinto 2006 (22 euro), ambos escolhidos por Lalas, profundo conhecedor da produção portuguesa.

Foi uma experiência e tanto! Do trio de gaspachos, eu só aproveitei o de tomate e bacalhau, pois os outros dois - de manga e de melão - embora não tivessem açúcar, tinham a doçura natural das frutas, o que não bateu muito com meu paladar. Mas os 3 pratos salgados seguintes eram fantásticos e bem valem a ida ao restaurante, que é muito mais do que apenas um rostinho bonito.

Bem, se você tiver apenas uma noite em Lisboa, eu mantenho minha recomendação anterior: vá ao Assinatura (clique aqui para recordar). Mas se você ficar mais tempo, não deixe de conferir o Faz Figura, sua gastronomia portuguesa modernizada e de quebra aproveitar o visual. E se, ao final, você ainda não tiver tido uma overdose de paisagens, não deixe de apreciar, à frente do restaurante, o magnífico Panteão iluminado. É belíssimo!

Oscar Daudt

Serviço:
Faz Figura
Rua do Paraíso, 15B
Lisboa
Fone: (21)886 89 81
Horário: 12h30-15h00 / 19h30-23h00
www.fazfigura.com
O menu degustação
Trio de gaspachos: tomate e bacalhau; manga e camarão; melão, bacon e queijo chèvre Ninho de codorniz: alheira, pera, compota de cebola roxa e ovo de codorniz Robalo ao molho de trufas com flans de legumes
Lombinho de porco preto com pesto de coentros Souflée frio de limas com telha de frutos silvestres
Os vinhos
Quinta das Marias Encruzado 2009
Denominação: DOC Dão
Álcool: 13,5%
Preço: 29 euro
Lima Mayer Tinto 2006
Denominação: VR Alentejano
Álcool: 14%
Preço: 22 euro
O restaurante e suas vistas
A fachada O Tejo O Panteão
Comentários
Sem comentários até o momento    
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]