
O Entretapas, charmoso bar de tapas localizado em Botafogo, abriu suas portas há cerca de um ano e logo em seguida foi visitado por Luciana Plaas que publicou uma saborosa e irresistível coluna aqui no EnoEventos (clique aqui para recordar).
Comandada pelos sócios Jan Santos (que também é o chef) e Antonio Alcaraz (foto ao lado), a casa caiu no gosto dos cariocas e não há vez em que eu apareça por lá sem que ela esteja lotada. É um caso retumbante de sucesso!
Atentos ao desempenho da dupla, os sócios da Locanda della Mimosa - o escritor de novelas Aguinaldo Silva e Lilian Seldin - convidaram-nos a apresentar suas famosas tapas em uma sensacional Viagem aos sabores da Espanha, verdadeiro Caminho de Santiago, sem as provações do percurso original.
Na primeira etapa da viagem - El Inicio del Camino - destacava-se o Ajo Blanco, típica sopa fria da Andaluzia, que pode intimidar alguns por seu principal ingrediente, mas que se revelou sutil e refrescante. Pedaços de uvas frescas acompanhavam o prato, fazendo um singular contraste com o creme.
Prosseguimos com a segunda parte - Los Caminos del Mar - que nos transportou para o País Basco, para a Catalunha e para as praias do Mediterrâneo. O Rape a la Catalana (tamboril com amêndoas) estava um espetáculo, mas o brilho maior foi para as Gambas al Ajillo (camarões ao alho): outra vez o aromático bulbo e de novo utilizado com perfeição.
Continuando com a peregrinação, a terceira perna da viagem - Los Caminos de la Tierra - trouxe uma especialíssima Tortilla de Patatas em leito de pimentões vermelhos, Habitas con Jamón (favas com presunto) e, principalmente, a Carillera de Ternera al Vino Tinto (bochecas de vitela, com purê de grão de bico e azeite aromatizado com manjericão), uma carne que se desmanchava na boca.
Infelizmente, exaurido, não consegui completar a viagem, e deixei meus companheiros de mesa prosseguirem sem mim na caminhada final - La Recompensa del Viajero - que vinha adoçada com Crema Catalana, Churros con Chocolate e até uma Torta de Santiago, com direito à decoração com a famosa cruz. Impressionante foi ver que um dos peregrinos ainda voltou para buscar a minha parte.
Mas se você perdeu esse inesquecível almoço, não precisa chorar. Tudo o que comemos, e muito mais, está disponível na carta do Entretapas, sempre em pequenas porções, como manda a tradição espanhola.
Oscar Daudt
26/03/2012 |