Golpe do vigário
No recente Degusta Vinho Verão (clique aqui para recordar), promovido pela SBAV-Rio, em parceria com a ABAGA, chamou-me a atenção a presença de um senhor franzino, humilde, com uma mochila nas costas e que comia compulsivamente. Curioso, fui perguntar à secretária da SBAV quem era aquela insólita figura. Fiquei sabendo tratar-se de um repórter do jornal Gazeta de São Paulo que havia solicitado uma credencial para cobrir o evento. Só que cobertura era tudo o que ele não estava fazendo, pois não anotava nada, não fotografava nada e não conversava com ninguém. Só comia...

Eu estranhei um pouco, pois conheço o Estado de São Paulo e a Gazeta Mercantil, mas nunca tinha ouvido falar dessa tal de Gazeta de São Paulo. Porém, como eu não conheço todos os jornais paulistas, o assunto morreu por ali mesmo.

Algumas semanas depois, recebi uma mensagem da SBAV-Rio comemorando a publicação de uma matéria no pretenso jornal e enviando-me a cópia escaneada da página. Como, naquele momento, eu estava com um grupo de jornalistas da Terra da Garoa, perguntei se alguém conhecia o tal veículo. Ninguém nunca havia ouvido falar.

A alegria de ter um evento noticiado por um jornal paulista fez com que a SBAV ficasse cega frente aos grosseiros indícios de fraude que a matéria apresentava. Vejam só:

  • como acreditar que um jornal paulista iria publicar, em sua nobre página 2, a "notícia" de um evento privado carioca?
  • como acreditar que o título da seção, em letras garrafais, cometesse o erro de grafar Notícias sem acento?
  • como acreditar que um jornalista colocaria como manchete da matéria simplesmente o nome da ABAGA sem nenhum verbo ou adjetivo?
  • como acreditar que o nome do jornal viesse complementado com uma esquisita "Edição especial de final de semana"?
  • e, o pior de tudo, como ignorar que a edição tinha data de 4 de fevereiro e simplesmente copiava o texto do convite da SBAV, anunciando a futura realização do evento para o dia 1º?

    Perdoem-me os amigos da diretoria da SBAV, mas vocês caíram feito um patinho. Portanto, organizadores de eventos, tenham cuidado! Tem gente fazendo qualquer coisa por um prato de comida de alta gastronomia!

    Divirtam-se com o texto da "notícia".

    Oscar Daudt
    21/02/2012

  • Comentários
    Maria Isabel Daudt
    Enófila
    Porto Alegre
    RS
    21/02/2012 Aqui em Porto Alegre, nos eventos culturais gratuitos, principalmente lançamentos de livros, era constante a presença de um senhor com aparência pobre e com um terno surrado e sua esposa. Comiam e bebiam feito loucos e ela enchia a bolsa com os frios oferecidos. Ninguém tinha coragem de encarar esse senhor que estava sempre presente. Foi apelidado de “Ratão”. Era conhecido por todos. A esposa morreu e ele continuou a frequentar os eventos.

    Pois bem, passados anos, o Ratão se tornou presença obrigatória em todos os coquetéis. Era a garantia de que o evento tinha sido um sucesso. Mais adiante, até saiu em colunas sociais e um escritor local dedicou a ele um capítulo de seu livro.

    Não menospreza o teu Ratão. Poderá se tornar em breve o termômetro de sucesso ou fracasso de um enoevento.
    Fernando Dias Lima
    Enófilo amador esforçado
    Rio de Janeiro
    RJ
    21/02/2012 Grande Oscar,

    Gostaria apenas de deixar registrado que esta não é a primeira aparição desse personagem. A descrição desse senhor bate perfeitamente com a de um figuraço que vi há tempos atrás no lançamento do livro do Marcelo Copello e que me intrigou na época. Achei o comportamento do cara estranho, tirava umas fotos sem sentido e dizia que era da tal Gazeta de São Paulo.

    Lembro que perguntei se era da Gazeta Mercantil, ele desconversou e continuou bebendo e fotografando singularmente o evento... Fiquei com o nome da Gazeta de São Paulo na cabeça desde então, na época pesquisei, mas também nada encontrei deste jornal. Pelo visto o cara gostou da brincadeira, já deve ter marcado presença em vários enoeventos desde então... Vai virar um personagem folclórico! O cara é um artista...

    Abraços
    Luiz Márcio Malzone
    Amante de vinhos
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/02/2012 Caro Oscar

    Movido pela mais absoluta curiosidade (e pala falta do fazer, nesta 4a feira de Cinzas), marquei no Google uma pesquisa sobre "Gazeta de São Paulo" e, a partir da 2a referência, só apareceram links para as outras diversas Gazetas. Contudo, na primeira referência apareceu o link de uma tal http://www.gazetasp.com.br (perceba bem: GAZETASP), de onde pincei a seguinte apresentação: "Com 10 anos de circulação diária, o Jornal Gazeta SP conta com uma redação jovem e um conteúdo regional, consolidou-se como um jornal independente e de credibilidade e, agora, com a sua distribuição feita pelo Grupo O Estado de São Paulo amplia a sua circulação em São Paulo."

    À primeira vista, é ele mesmo, mas, entrando na edição de 4 de fevereiro, data do "jornal" que "cobriu" o evento, nenhuma palavra ou foto que remetesse ao evento. Só coincidência (forçada ?) de nome. Nada parecido. Parece que realmente alguém, anda aproveitando os eventos para "encher a pança".

    Vou abrir um vinho! Abraços

    Malzone, eu tinha visto esse jornal, mas ele realmente se chama Gazeta SP, enquanto o falso tem o nome de Gazeta de São Paulo. E a programação visual do verdadeiro e do falso não têm nada a ver uma com a outra... É 171 mesmo!

    Abraços, Oscar
    Anna Norberta Lima
    Enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/02/2012 Oscar, acho que sei quem é o "repórter". Se não estou enganada, ele subiu conosco no elevador, porém apertou um andar diferente. Fiquei admirada quando saltou atrás do Daniel.

    No salão lembro-me de ele estar degustando e comendo bastante à vontade. Valeu! Se é quem estou pensando era até educado e discreto!

    Para terminar, devo dizer que ele escolheu muito bem, pois foi um grande evento!
    Oscar Daudt
    EnoEventos
    Rio de Janeiro
    RJ
    22/02/2012 Um atento leitor, José Leme Lopes Neto, encontrou no Google o site do jornal. E o nome do repórter, Osiris de Paula Soares, consta do expediente como Repórter Responsável.

    No entanto, visitar o site levanta mais dúvidas do que certezas. A edição mais recente lá exibida é de 2010. E as manchetes de primeira página são do tipo "Chevrolet vai apresentar o novo Captiva no Salão de Paris" ou "Domingo começa o horário de verão" (sic). É, no mínimo, um jornalismo fora dos padrões convencionais.

    Cheguem vocês mesmos a suas conclusões clicando aqui para visitar o site.
    Yann Lesaffre
    Diretor de marketing SBAV
    Rio de Janeiro
    RJ
    23/02/2012 Caro Oscar,

    Antes de mais nada, obrigado por abrir mais um espaço para a SBAV e ABAGA no Enoeventos. Quanto à "reportagem", gostaria de deixar claro que levamos tudo na brincadeira e em momento algum nos deixamos cegar por uma oportunidade de retorno na imprensa. No dia do evento todos percebemos que o franzino pseudo-jornalista nada mais era do que um penetra, como tantos que existem nos eventos por aí, mas este tinha encontrado uma maneira inusitada de ser convidado ao mentir que era jornalista. No dia resolvi deixar que permanecesse, em vez de expulsá-lo, por achar desnecessário tomar essa atitude tão drástica já que ele não estava incomodando ninguém e achei que alguém que se dá ao trabalho de inventar essa estória merecia aproveitar um pouco o evento.

    Mas nossa surpresa maior foi, ao receber a tosca "matéria", que o sujeito tinha se dado ao trabalho de montar e nos enviar, pasmem, por correio!!!! Como no dia do evento, nós conversamos a respeito dele, incluímos seu nome no mail que mandamos apenas para as diretorias da SBAV e ABAGA e que fazia graça a respeito de todo ocorrido, como dá para ver pelos vários "....rsrsrs" que estão no texto.

    Claro que como uma associação sem fins lucrativos precisamos do retorno da mídia para atrair novos associados e parceiros, mas deixo claro que não nos deixamos enganar por uma oportunidade de matéria, ainda mais por que, com o EnoEventos presente, sabíamos que a melhor cobertura possível do evento estava assegurada.

    Enfim, tudo não passou de uma grande piada, nos divertimos muito com ela, foi mais uma das curiosidades que acontecem nos nossos eventos, nada além disso. Em breve traremos mais novidades para difundir e divulgar a Enogastronomia no Rio de Janeiro e sempre continuamos contando com seu apoio e toda verdadeira qualidade jornalística do EnoEventos para cobrir nossos eventos.

    Forte abraço.
    Nilton Santos
    Antropólogo
    Rio de Janeiro
    RJ
    23/02/2012 Oscar Daudt,

    Este deve ser um caso típico de auto-engano, pois não? Nem o pessoal da ABAGA conferiu o texto do pretenso jornalista.

    Ao menos ele deu um retorno, né?

    Abraço,
    Nilton Santos
    Romaine Carelli
    Chef de Cozinha
    Niterói
    RJ
    24/02/2012 Tem gente que inventa de tudo pra poder participar de um evento desses.
    Paulinho Gomes
    Empresário
    Visconde de Mauá
    RJ
    24/02/2012 A presença do cidadão foi motivo de diversão e, pelo visto, já serviu como divulgação da marca SBAV. Não fosse ele, ninguém se daria ao trabalho de fazer um relato detalhado e comentários sobre um fato que, a princípio, não tinha a menor importância.

    Antes não, mas agora percebi o quanto ele foi precioso.. rsrs .. naquela noite.

    Pois é, Paulinho, como disse minha irmã no primeiro comentário, ele pode passar a ser o termômetro do sucesso de um evento. Aqueles que ele não furar, não terão importância... Abraços, Oscar
    Mr. Hank
    Niquelândia
    GO
    25/02/2012 Ola pessoal. Esse "jornalista" deve ter contribuído para a divulgação dos vinhos tanto quanto muito fanfarrão iluminado por pseudo-blogs, jornais de verdade e revistas. Gente que fica indo de festa em festa como retirantes famintos e sedentos.

    Não deixa de ser um idiota ou frágil mentalmente ao fazer isso, pois comida melhor deveria ter em casa.

    Matéria divertida, vale espalhar essa jóia.
    Lúcia Helena Velloso dos Reis
    Sommelière e enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    29/02/2012 Gente,
    Eu descobri várias referências no Google ao tal jornal com o nome de Jornal Gazeta de São Paulo, com este endereço:

    Rua Sargento Rodoval Cabral Trindade, 160 - Parque Novo Mundo
    São Paulo - SP
    Telefones: (11) 2955-4073
    (11) 2954-8216

    E também com este:

    Rua Sol José Leite Silva, 256 - Parque Novo Mundo
    São Paulo - SP
    Tel.:(11) 2954-6994.

    Deve existir, sim, mas é bem pequeno, sem expressão. Nada impede que o cara seja do jornal, mesmo mas usa isso como um aproveitador de marca maior.

    Bei"v"inhos
    Carlos André Mores
    Enólatra (adorador do vinho)
    São Carlos
    SP
    28/03/2012 Ki legal! Um dia ainda apronto uma parecida...
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]