
Depois de ter organizado o melhor evento enogastronômico de 2011, com a destacada presença do chef Daniel Boulud (clique aqui para recordar), Antonio Campos inova mais uma vez com a realização da nova edição do Zahil Saber Viver, desta vez homenageando o respeitado e querido Carlos Perico.
Carlos inaugurou o restaurante Antiquarius em 1977, pouco depois de se mudar do Alentejo para o Rio de Janeiro. Ao longo desses 35 anos, a casa entrou na moda e nunca mais saiu, sendo uma referência para os cariocas, que unanimemente o escolhem como o melhor restaurante português em nossas praias.
Para homenagear uma figura tão marcante na gastronomia do Rio de Janeiro, Antonio não poupou esforços e requintes e convidou 5 chefs de destaque da cidade para, em conjunto, comandar as panelas de um grande jantar: Alexandre Henriques, Kiko Farias, Jan Santos, Pedro de Artagão e Thomas Troisgros.
O jantar foi realizado na imponente Casa do Estudante Universitário, na Av. Rui Barbosa, que foi totalmente reformada para abrigar a edição 2012 da Casa Cor. O lugar não poderia ter sido mais bem escolhido...
Carlos Perico, acompanhado pela família, não conseguia esconder todas as emoções que tal homenagem lhe trazia.
Os cinco chefs convidados decidiram preparar releituras dos pratos mais tradicionais do Antiquarius e ofereceram aos convidados uma noite inesquecível. Pedro de Artagão, do Irajá, foi o responsável pelas entradas e apresentou uma Trilogia Lusitana que fazia lembrar as mesas alentejanas, com um salada de bacalhau, uma sardinha marinada e uma espuma de embutidos. Era de fazer o homenageado chegar à lágrimas de saudades de sua Elvas.
Kiko Farias, do Quadrifoglio, optou pelos frutos do mar - camarões, lulas e vieiras - servidos em uma cama de feijão branco e grão de bico. Um dos melhores momentos da noite! Alexandre Henriques, da portuguesa casa de Niterói, a Gruta de Santo Antonio, estava à vontade em seu próprio território e se exibiu com um tradicional Bacalhau à Lagareiro e suas indefectíveis batatas ao murro. Um espetáculo!
Representando a vizinha Espanha, Jan Santos, do Entretapas, teve a ousadia de se inspirar no mais famoso prato do Antiquarius, o Arroz de pato, e trouxe uma versão castelhana com chorizos e açafrões que fez bonito em nossos pratos. Já Thomas Troisgros, lançou mão das técnicas francesas para refazer um dos pratos mais típicos do Alentejo, o Leitão, apresentado com uma farofa de chocolate e redução de Vinho do Porto.
Para finalizar, fazendo a alegria das abelhas de plantão, uma noite como essa não poderia deixar de apresentar os doces portugueses, preparados na sua própria origem: o Antiquarius em pessoa.
Para acompanhar esses pratos, o português Antonio Campos escolheu, é claro, vinhos de sua terra e de sua importadora, culminando o jantar com o exclusivo Herdade do Peso Ícone 2007, a grande aposta da Sogrape para produzir um vinho de classe mundial no Alentejo.
Oscar Daudt
14/11/2012 |