
Não, não é nada disso que vocês estão pensando. Eu não vou bisbilhotar a vida de ninguém!
O El Born é um gastrobar catalão plantado em plena Copacabana. A primeira vez em que eu estive por lá me deixou uma excelente impressão e foi motivo de elogiosa matéria que publiquei aqui no EnoEventos (clique aqui para recordar). Depois dessa visita, tive a oportunidade de conhecer o barman Gustavo Stemler e a chef Flávia Galvão que agradeceram bastante a matéria publicada e me convidaram, junto com o grupo dos TiraFriends - os amigos de Tiradentes - para conhecer a nova fórmula por eles implementada: as Fofocas.
Fofoca é o simpático nome que o El Born dá a uma fórmula que une dois "shots" assinados por Gustavo com dois bocados harmonizados pela chef, servidos em uma caprichada pedra de ardósia. Cada uma dessas fórmulas custa R$19 e, atualmente, existem 4 delas no menu:
Mango Tine: vodka, manga e pimenta;
Bloody Born: vodka, suco de tomate e especiarias;
Lady Born: rum, limão, amora, grenadine e pimenta;
Born to be wild: vodka, cranberry e tabasco.
Mas nosso grupo serviu mesmo foi de cobaia para os estudos que a dupla está aprontando, pois das quatro fofocas que nos contaram, apenas uma estava no cardápio: a Bloody Born. As demais eram experimentos que vão ou não ficar disponíveis aos consumidores.
Os alquimistas estão chegando |
A primeira novidade foi uma variação do Bloody Born e a que mais me encantou. O mixólogo prepara seu próprio suco de tomates cozinhando-os a vácuo, por várias horas em baixa temperatura. Quando o drinque é preparado, o suco é despejado em um decanter repleto de fumaça de alfazemas. Foi nesse momento que o bar se deixou envolver pelo aroma inebriante da lavanda e não houve um só cliente que não virasse a cabeça para saber o que estava acontecendo. É mesmo imperdível e eu torço para que entre no cardápio do restaurante.
Exotismo e criatividade parecem ser o moto de Gustavo e o "shot" seguinte - que um gaiato do grupo, aproveitando o clima ibérico da casa, apelidou de Don Quishot - misturava insólitos ingredientes, como um licor de milho, suco de milho verde, limão siciliano e Jägermeister, enfeitados com uma crosta de pipoca! A doçura era tão discreta, mas tão discreta, que até eu gostei.
O último deles, que encantou os olhares e os paladares dos presentes, levava o curioso nome de Miró de melancia, misturando essa fruta com vodka, cítricos e maçã verde. Mas nesse caso o doce era bem sensível e portanto não me encantou, mas despertou suspiros apaixonados das formigas da mesa.
De resto, tudo continua como dantes no quartel de Abrantes e as tapas volantes seguem passando com uma frequência infalível. Resistir, quem há-de?
Oscar Daudt
13/08/2013
Serviço:
El Born
Rua Bolívar, 17 - Copacabana
Fone: (21)3496-1781 |