
Há exatamente um ano, a Olisur, empresa chilena, chegava ao mercado brasileiro (clique aqui para recordar), disposta a não brincar em serviço. Seus azeites lambuzaram as prateleiras de nossos supermercados, numa política comercial bastante agressiva. Durante muitos meses, anúncios coloridos nas páginas de O Globo ofereciam a garrafa de 500ml do O-live, com acidez máxima de apenas 0,2%, por menos de 13 reais. E isso era apenas parte da verdade, pois um leitor do EnoEventos contou-me que comprou, em uma daquelas promoções-relâmpago, esse azeite por apenas R$6,99! É para dizimar a concorrência...
E não poderia dar outra: em 2013 a empresa vendeu 1,3 milhões de litros de azeite aqui no Brasil e planeja, para este ano, um crescimento de mais de 50%. Portugueses e espanhóis, tremei!
Mas o assunto desta matéria não é, por certo, azeite de oliva, e o parágrafo acima serviu para posicionar os leitores quanto aos métodos comerciais adotados pela nova importadora Olisur. E pode-se prever boas oportunidades para os consumidores que apreciam os deliciosos Cabernet chilenos.
É fácil fazer guerra de preços com vinhos, bastando trazer rótulos de qualidade duvidosa e inundar nosso mercado. Mas não é, decididamente, o caso com os novos vinhos AS3. A Olisur fez uma pesquisa de mercado para aprender o gosto dos apreciadores brasileiros e contratou a vinícola chilena Terramater para fazer a vinificação. E não deixou barato, buscando o prestigiado enólogo Stefano Gandolini para dar consultoria ao projeto. Para quem não está ligando o nome à pessoa, Stefano é há 16 anos o enólogo-chefe da Von Siebenthal, onde assina alguns dos mais premiados e pontuados vinhos do Chile.
Em um sofisticado jantar no Salão Azul do Copacabana Palace, a empresa apresentou a um grande número de convidados - formadores de opinião, imprensa e clientes - os três rótulos que agora chegam a nossa cidade. O primeiro, o AS3 Varietal 2012, vinho sem passagem por madeira, é corte de 3 vales (Curicó, Maule e Maipo), jovem e fácil, e tem seu preço sugerido ao consumidor final de 25 reais. Subindo um pouco na escala de qualidade, o segundo vinho foi o AS3 Reserva 2012, também corte dos mesmos 3 vales, que estagia por 6 meses em barricas de 1º e 2º uso, mas não deixa a madeira falar mais alto do que a fruta, que se exibe fogosa e faceira em um conjunto agradável e aveludado, que será vendido a 49 reais.
No topo da cadeia alimentar, o AS3 Premium 2012 provem exclusivamente do privilegiado Valle de Curicó, onde estão suas videiras de mais de 50 anos. Repousa por 12 meses em barricas novas de carvalho francês, que lhe traz uma complexidade sem, novamente, empanar a fruta. A força e o equilíbrio são o ponto alto de um vinho macio e cheio de personalidade, que chegará às prateleiras pelo preço de 79 reais.
Conhecendo a curta história da Olisur, perguntei se esses vinhos seriam vendidos em supermercados, o que causou um certo arrepio de indignação. "Não, claro que não! Talvez apenas o vinho de entrada!", recebi como resposta. De qualquer forma, eu estou pagando para ver. E um indício de que talvez as coisas sejam diferentes do que me foi informado foi a inédita presença no evento de ninguém menos do que o proprietário, em pessoa, dos supermercados Zona Sul, a quem nunca tinha encontrado em eventos desse tipo.
Quem viver, verá, e eu fico na torcida para encontrar, em breve, em oferta relâmpago que seja, esses rótulos nas prateleiras mais perto da minha casa!
Oscar Daudt
31/03/2014 |