
Fiquei muito feliz quando, há cerca de duas semanas, o querido sommelier Efraim Moraes (foto), do Bistrô Ouvidor, me convidou para organizar um evento harmonizado em seu restaurante, com os vinhos da Loja EnoEventos. Afinal, seria a primeira oportunidade de apresentar nossos vinhos em uma harmonização. E ainda mais que escolhida pelo Efraim.
Depois de tudo organizado, minha alegria cresceu ainda mais ao conhecer o cardápio, os vinhos escolhidos e a inacreditável honestidade dos preços. Por um almoço ou jantar de 4 etapas, incluídos os vinhos, vamos combinar que o preço de 99 reais é de outro planeta. Claro que com essas condições, a repercussão foi grande, a imprensa divulgou e o evento bombou, com a casa lotada tanto no almoço quanto no jantar. Valeu muito a pena!
O jantar estava espetacular. A primeira etapa era uma mesa de antepastos, da qual o próprio convidado se servia, com irrepreensíveis quitutes. A Terrine de Coelho acompanhada de geleia de tangerina era fantástica. Mas o ponto mais alto era uma pasta de Frango com Curry, delicada e saborosa, impossível de não se repetir. Mas havia muito mais delícias, como um Paté de Campanha, um Carpaccio de Salmão, uma Caponata, dentre outras. Se a gente não se controlasse, a fome acabaria toda por aí mesmo! E o vinho que Efraim escolheu para acompanhar essa etapa foi o multifuncional e requintado Guatambu Espumante Extra-Brut.
Mas havia mais coisas pela frente e o Dourado em Ervas com Torre Mediterrânea estava uma maravilha, com a sutil combinação de ervas valorizando o peixe. O sommelier escolheu, para acompanhar esse prato, o surpreendente Tobelos Blanco 2012, corte de Viura e Garnacha Blanca, fermentado em barricas e com estágio de 6 meses em carvalho francês. Profundo e complexo, vivo e direto, valorizou o prato até dizer chega!
Para continuar o desfile, um Escalope de Wagyu com Gratin de Batatas era grandioso, macio e suculento. E Efraim escolheu a companhia certa para esse prato: um Ferraton La Matinière Crozes-Hermitage 2010, vinho do Rhône, vinificado pelo grande Michel Chapoutier, um 100% Syrah, elegante, vibrante e sedutor. Uma festa!
E ainda teve sobremesa!
Oscar Daudt
02/03/2015 |