Matérias relacionadas
Brasil

O Bonde nos trilhos
Janeiro último, nossa confraria, o Bonde do Vinho, partiu para uma viagem - excepcional! - pela Serra Gaúcha. Foi um programão inesquecível, visitando Gramado, os canyons de Cambará do Sul e muitos produtores de Bento Gonçalves e Flores da Cunha.

As vinícolas foram escolhidas com capricho e tivemos a alegria de sermos muito bem recebidos na super-estruturada Casa Valduga, na belíssima Luiz Argenta, na surpreendente Viapiana e na charmosa Don Giovanni, dentre outras.

Mas o local que mais impressionou os passageiros pela qualidade de seus vinhos foi a pequena Valmarino. Meus companheiros lotaram os bancos do bonde com caixas e mais caixas desses excepcionais vinhos que unem a baixa produção com requintes de cuidado vinícolas.

Em busca de um sonho
O imigrante italiano Antonio Domênico Salton chegou ao Brasil em 1878, dando origem à uma das dinastias mais importantes do vinho gaúcho, que comanda a Vinícola Salton.

Mas um de seus netos, Orval Salton, enólogo formado em Mendoza, alimentava o sonho de ter sua própria vinícola, para a produção de vinhos de qualidade e em pequenas quantidades. E em 1997 decidiu tornar o sonho realidade e fundou sua própria empresa, em sociedade com seus 3 filhos. Orval a batizou com o nome de Valmarino, que homenageia a bela Cison de Valmarino, no Treviso, terra de origem do ilustre antepassado.

As instalações são simples, a estrutura turística é pequena - apenas uma sala de degustação e varejo - mas naquilo que interessa a vinícola se sobressai. Com 16 hectares de vinhedos localizados em Pinto Bandeira e uma produção anual de 70.000 garrafas, a Valmarino mantem o foco na qualidade de seus produtos.

Aumentando a carteira
Nossa loja EnoEventos abriu suas telas já oferecendo um dos vinhos da Valmarino: o espetacular Espumante Valmarino & Churchill Prestige Brut Nature, um corte de 70% Chardonnay com 30% de Pinot Noir, cujo vinho base repousa por 6 meses em barricas de carvalho americano de primeiro uso. Na minha opinião, é o melhor espumante brasileiro, supreendente, elegante, com muito frescor embalado pelo discreto toque da madeira. E a opinião não é apenas minha, pois a Revista Gula o escolheu como o Melhor Vinho de 2014 (chamo a atenção de que não foi escolhido apenas como o melhor espumante, mas sim, como o melhor vinho).

E devido ao sucesso de vendas desse espumante, aproveitei a visita do Bonde à Valmarino para fazer uma prospecção de novos rótulos para nossa loja. E não faltaram alternativas após uma degustação muitos rótulos. E os novos rótulos escolhidos, que já estão disponíveis para os clientes, foram:

  • Espumante Valmarino Brut Champenoise 2012: a primeira coisa que chama a atenção é a belíssima garrafa com rotulagem toda em dourado, tornando-o um vinho apropriado para ocasiões especiais e comemorações, impressionando os amigos, apesar de seu preço bastante acessível. Com 18 meses de autólise, o vinho ganha uma complexidade e borbulhas finíssimas que acompanham os deliciosos aromas de maçã, manteiga e pão tostado. Uma verdadeira barganha para se comprar de caixa aproveitando seu preço especial de lançamento.

  • Valmarino Chardonnay 2014: um vinho muito bem elaborado, em que 50% amadurece durante 6 meses em barricas de carvalho, numa equação muito bem equilibrada, que deixa a fruta se exibir soberana. Refrescante, direto e delicioso, é um vinho excelente para se beber à beira da piscina ou na praia durante nosso verão escaldante.

  • Valmarino Tannat 2013: Mais um exemplar da casta Tannat que, à exemplo do que ocorre no vizinho Uruguai, vem apresentando resultados espetaculares no Rio Grande do Sul. No nariz é complexo, com notas de frutas maduras, cassis e jabuticaba, complementadas com aromas de geléia e as notas tostadas do carvalho. Na boca, é aveludado e complexo e sua acidez é equilibrada e elegante, com taninos macios e persistentes. Um vinho que você não pode deixar de conhecer.

  • Valmarino Reserva da Família Orval Salton 2008: há cerca de 3 anos, provei esse vinho - da safra 2005 - e fiquei impressionado com sua espetacular estrutura, fazendo uma matéria especial sobre ele (clique aqui para recordar). Ao provar a safra 2008 durante nossa visita, voltaram todas as deliciosas lembranças que esse vinho deixou impressas na memória. Um corte de 30% Cabernet Sauvignon, 30% Cabernet Franc, 30% Tannat e 10% Merlot, o nariz terroso, frutado e intenso, prenuncia uma boca gigantesca, suculenta, com taninos arredondados e muito equilibrado. Um dos melhores vinhos tintos elaborados no Brasil!

    Oscar Daudt
    23/02/2015
  • Os vinhos
    Espumante Valmarino Brut Champenoise 2012 Valmarino Chardonnay 2014 Valmarino Tannat 2013
    Espumante Valmarino & Churchill Prestige Nature Valmarino Reserva da Família Orval Salton 2008
    Comentários
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - [email protected]