
Quando lançamos a segunda edição dos jantares harmonizados da Importadora EnoEventos, os 65 lugares colocados à venda esgotaram-se em menos de 12 horas. Também pudera! Mesmo com a excelência dos vinhos oferecidos, a qualidade do cardápio e o requinte do serviço do Restaurante Mr. Lam, os convites foram vendidos a R$180, tudo incluído. É claro que nossos leitores e clientes reconheceram a razoabilidade do preço e aderiram rapidamente ao evento.
Quando se faz um trabalho sério, honesto e consistente, a resposta e os apoios que se recebe são muito gratificantes e incentivam a seguir em frente com essa linha de trabalho: oferecer o que de melhor a cidade tem, sem estourar o bolso de ninguém.
A noite foi deliciosa e animada. A harmonização partiu dos vinhos que eu mesmo selecionei:
Espumante Guatambu Extra brut, da Campanha Gaúcha, 100% Chardonnay, elaborado pelo método tradicional;
Skerk Ograde 2011, um vinho laranja elaborado no Friuli, com as castas Vitovska, Sauvignon Blanc, Malvasia e Pinot Grigio e com uma deslumbrante cor acobreada que fez muita gente duvidar que se tratava de um vinho branco;
Ferraton Châteauneuf-du-Pape Le Parvis 2009, elaborado com a assinatura de Michel Chapoutier, o produtor mais festejado do Rhône;
Begali Amarone della Valpolicella 2010, um vinho suntuoso, elaborado por um pequeno produtor familiar de San Pietro in Cariano, um dos poucos estrelados pelo Guia Gambero Rosso;
Clos Cattacini Gewürztraminer 2013, elaborado em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.
Restou ao sommelier Eder Heck correr atrás e escolher as etapas que acompanhariam os vinhos. Eu fiquei surpreso quando ele sugeriu o Crispy Duck (Pato de Pequim) para fazer companhia ao Amarone. Pensei comigo mesmo: "O vinho vai atropelar a pobre ave!". Mas, qual o quê! Eder sabe o faz e eu me deliciei com a perfeitíssima harmonização resultante.
O próximo jantar de nossa série já está marcado: será no dia 13 de agosto, uma quinta-feira, no sofisticado Restaurante Eça, no centro da cidade, e contará com a presença das enólogas Analia Lazaneo e Valentina Gatti que irão apresentar seus vinhos da uruguaia Artesana.
O chefe belga Frédéric De Maeyer caprichou no cardápio e irá oferecer um coquetel volante, um amuse bouche, uma entrada, um prato principal e - para a alegria de muita gente - duas sobremesas! E tudo isso, mais uma vez, pelo preço de R$180. É o Rio Razoável no lugar do Rio Surreal.
Imperdível, não? Mas, infelizmente, se você ainda não se inscreveu só resta lamentar, pois mais uma vez as vagas oferecidas - 70 no total - já estão esgotadas.
Oscar Daudt
25/07/2015 |