
A Espanha exibe suas tradições |
Recebemos, este mês, vinhos selecionados de alguma vinícolas da Espanha: de Cava e de Rioja. E para apresentá-los a nossos clientes e amigos, pensamos que tínhamos de organizar um jantar com toda a tipicidade das terras ibéricas.

Voltando no tempo, conheci Beth Fidalgo há 10 anos, em um grupo de degustação. Naquele dia, lembro bem, Beth levou para compartilhar com os colegas, uma Tortilla de Patatas, feita por sua mãe, D. Maruja, uma legítima galega. Como naqueles tempos eu fotografava até pensamento, eis a foto para provar o que conto.
Aproveitando a recente inauguração de um hotel de Beth, o Americas Copacabana Hotel, localizado na Barata Ribeiro, propus a ela organizar uma noite típica espanhola. Embora Beth seja carioca, tudo o que se refere à terra de seus pais é como um flamenco para seus ouvidos. E ela concordou na hora!
Beth propôs um cardápio de tapas espanholas que, apenas de ler, eu já fiquei salivando. Mas um passarinho me contou que a verdadeira alma da proposta era D. Maruja.
Vinhos espanhóis com a tradicional culinária da Espanha, era o que de melhor eu poderia oferecer aos convidados. E a resposta foi muito positiva, pois vendemos nada menos do que 70 convites, a lotação máxima do restaurante.
Com tudo isso, minhas expectativas para a noite estavam nas alturas. Mas nem em meus mais doces sonhos, não poderia imaginar o espetáculo que foi a noite, unanimemente elogiada pelos participantes.
O incessante desfile de tapas, legitimamente espanholas, era divertido e delicioso. Impossível parar de comer... Ao final, a noite foi coroada com uma magnífica paella, tentadoramente decorada.
Os vinhos foram o complemente ideal para as especialidades. Foram três cavas, de uma pequena vinícola familiar, Rosell i Formosa, que se dedica a elaborar espumantes de nível Reserva para cima, com muitos e muitos meses de autólise. O Cava Rosell i Formosa Gran Reserva Nature 2010 foi o grande momento da noite, com seus 42 meses sobre as lias. Um vinho complexo e sedutor.
Em sequência, três vinhos de Rioja, elaborado pelo jovem e talentoso Javier San Pedro. Causou muita curiosidade e agradou em cheio o Cueva de Lobos 2014, elaborado com a rara casta Tempranillo Blanco, uma recente mutação natural que foi autorizada há poucos anos pelo Consejo Regulador de Rioja. E a noite encerrou com o Viuda Negra Crianza 2012, acompanhando a paella, como o clímax de um evento impecável!
Oscar Daudt
30/04/2016 |