Matérias correlatas
Análises de preços
Quem paga mais caro?
 
A recente comparação dos preços de vinhos em supermercados do Rio de Janeiro, realizada aqui no EnoEventos, despertou um grande interesse entre nossos leitores e vários paulistas sugeriram que o mesmo trabalho fosse realizado também por lá, temendo que seus preços fossem superiores aos preços cariocas.

Claro que, morando no Rio de Janeiro e não conhecendo quase nada dos supermercados de nosso estado vizinho, tal tarefa é quase que impraticável.

Mas para não deixar nossos leitores de São Paulo a ver navios, resolvi aproveitar uma possibilidade que o site do Pão de Açúcar oferece e comparar os preços praticados aqui no Rio e lá em Sampa por esse supermercado. E mais, como essa rede possui também filiais on-line em Brasília e Curitiba, a comparação foi feita incluindo também esses dois estados.

Os resultados foram surpreendentes! Normalmente, quando se faz uma análise sobre algum fenômeno, a gente termina entendendo melhor do assunto. Confesso a vocês que esse não foi o meu caso e, provavelmente, também não será o de vocês. Eu terminei mais confuso do que quando comecei!

Nos dias 2 e 3 de novembro, fizemos o levantamento dos preços de 27 vinhos que foram encontrados em todas as 4 filiais virtuais e classificamos os estados do menor ao maior preço

Na tabela seguinte, o valor total significa o quanto um consumidor de cada estado gastaria para comprar uma garrafa de cada um dos 27 vinhos incluídos na análise.

 
Classificação Estado Valor total
1 Distrito Federal 862,31
2 São Paulo 871,08
3 Paraná 935,39
4 Rio de Janeiro 963,36

Bem, conforme pode ser conferido, pelo menos no caso dos clientes do Pão de Açúcar, os pobres dos consumidores cariocas estão pagando, em média, 12% a mais do que aqueles da Capital Federal.

Mas eu diria, até aí, tudo bem. O grande confusão em minha cabeça começou quando fui analisar, individualmente, os preços praticados para cada um dos rótulos. É incompreensível e espero que apareça alguém para tentar nos explicar esse fenômeno.

Não existe lógica nenhuma! Alguns vinhos são muito mais caros em Curitiba, outros no Rio, outros em São Paulo e outros ainda em Brasília! Sobra para todo o mundo!

  • Como entender, por exemplo, que o consumidor de Curitiba pague 61% a mais do que o consumidor de Brasília pelo mesmíssimo Aliança Bairrada? (R$29,39 contra R$18,29)

  • Ou que o consumidor do Rio pague 67% a mais do que um curitibano pelo Batasiolo Chianti? (R$64,99 contra R$38,99)

  • Ou ainda que um paulista deva pagar 42% a mais do que um carioca para adquirir uma simples garrafa de Espumante Miolo Brut? (R$37,43 contra R$26,39)

    Sei lá, eu sempre imaginei que as compras de uma grande rede como essa fossem centralizadas visando tirar o maior proveito que o poder de barganha dos grandes volumes oferece. Por que então essa gritante diferença entre os estados?

    Os casos absurdos são incontáveis e inexplicáveis. Em São Paulo, por exemplo, o Periquita Tinto custa a mesma coisa do que o Periquita Branco. No Rio não, o tinto é 18% mais caro do que o branco. Mas já em Curitiba, o branco é que custa 9% a mais do que o tinto... É para dar um nó na cabeça de qualquer consumidor!

    E aqui é bom lembrar que, como em todas as demais pesquisas, eu levei em consideração apenas os preços de lista, nunca considerando os preços promocionais que poderiam explicar algumas diferenças pontuais.

    Quem quiser se apavorar com todas as incongruências dos preços, pode consultar a tabela completa clicando aqui.

  • Variação semanal de preços no Rio de Janeiro
     
    Enquanto eu fazia o novo levantamento dos preços no Rio de Janeiro, de repente me acendeu a luz vermelha: algo me disse que os preços estavam diferentes daqueles que eu havia obtido na semana anterior. E fui investigar, é claro!

    Outra surpresa! Dos 19 vinhos com preços nos dois levantamentos, nada menos do que 13 haviam mudado de valor, ou seja 68%! E não era qualquer alteraçãozinha, não. O Periquita Tinto havia aumentado nada menos do que 32% em 7 dias. E por outro lado, o Espumante Miolo Brut havia despencado 29% no mesmo período. É ou não é para deixar qualquer um boquiaberto?

    E tem uma outra situação que chega a parecer piada. Na comparação dos supermercados cariocas da semana passada eu expliquei que abri uma exceção e considerei os preços dos Espumantes Chandon do Pão de Açúcar, apesar de eles estarem em promoção, já que mesmo assim eles eram os mais caros dentre todas as redes pesquisadas.

    Pois é, o Chandon Brut Rosé permaneceu na promoção e manteve o preço. Já o Chandon Reserve Brut e o Chandon Rosé Passion saíram da promoção e o que aconteceu com os preços? Nada!!! Continuaram iguaiszinhos ao que eram no período promocional. Alguém precisa fazer a caridade de explicar ao Pão de Açúcar o que é uma promoção...

    Para conferir todas as variações de preços ocorridas nessa última semana, consulte a tabela completa clicando aqui.

    E para não dizerem que eu estou perseguindo o Pão de Açúcar, decidi comparar os preços do Zona Sul, para conferir se haviam variado nesses últimos 7 dias. Haviam sim, mas em nível bem mais discreto. Dos 21 vinhos conferidos, apenas 5 tiveram seus preços alterados, ou seja 24%. Infelizmente, ao contrário do Pão de Açúcar, todos eles foram remarcados para cima...

    Para conferir a tabela com a variação dos preços no Zona Sul, clique aqui.

     
    Comentários
    Paulo Salerno
    [email protected]
    Rio de Janeiro
    RJ
    04/11/2008 Oscar,

    se vc ler as letras miudas dos encartes de promoção dizem o seguinte. promoção valida até o dia tal ou enquanto durarem nossos estoques.

    provavelmente ainda sobrou espumante na promoção mas eles retiram do encarte e do lead para dar espaço a novos produtos. mas mantem o preço até a chegada de nova remessa.

    muitas vezes isto significa que não houve o consumo esperado pela promoção ou o preço do produto era ainda mas atraente em outras redes de supermercados.
    Isabel Cristina 04/11/2008 Encontro-me agradecida por terem me informado das novas pesquisas feitas com os supermercados, pois nem sempre temos tempo disponivel para este tipo de pesquisa.

    Irei estudar atentamente e apos emitirei a minha opinião.

    bjssssssss
    ISABEL CRISTINA
    Flavio Lacerda
    [email protected]
    Rio de Janeiro
    RJ
    04/11/2008 Oscar,acho que você vai ficar maluco se tentar entender essas variações,que são corriqueiras e completamente desprovidas de bom senso.

    Eu moro no Rio,e decidi,baseado no seu blog(é ,claro):

  • a)comprar portugueses no MUNDIAL;

  • b)o restante,incluindo os nacionais no ZONA SUL;

  • c)nunca esquecer da GRIFFE DOS VINHOS na CADEG(uma visita mensal),onde além de tudo tem a melhor farofa de ovo da Via Láctea como já disse.

    Essa minha decisão é a forma como interpretei suas observações ,e não necessariamente indicação sua.

    Um abraço....
  • Osvaldir Francisco
    [email protected]
    São José do Rio Preto
    SP
    04/11/2008 Oscar. Aqui mesmo, na mesma cidade , há diferenças significativas e inexplicaveis entre as duas lojas.

    É, como disse o Flávio, no comentário acima, eu vou ficar maluco se tentar entender.
    Emmanoel
    Rio de Janeiro
    RJ
    04/11/2008 Caro Oscar:

    Esse trabalho que você realiza sobre preços de vinhos é utilíssimo e bonito. Vale o risco de ficar maluco. Siga em frente!

    Emmanoel
    Gustavo Silveira
    [email protected]
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/11/2008 Oscar, a variação de preços entre os estados pode se justificada, dentre outros fatores, pelas alíquotas distintas de ICMS cobrada por cada ente da Federação.

    Pois é, Gustavo. Poderia ser se os preços de um estado fossem consistentemente maiores do que o de outro. Mas bem longe disso. Alguns vinhos são mais caros em um estado, outros mais caros em outro estado, outros mais caro num terceiro estado... Não há lógica nenhuma!
    Paulo
    Rio de Janeiro
    RJ
    06/11/2008 Oscar, essas suas pesquisas são ótimas. São ótimas balizas para nossas compras. Seria possível uma pesquisa, para alguns rótulos, em lojas especializadas, como a Expand e congêneres?

    Caro Paulo

    Eu já pensei em fazer uma pesquisa de preços nas lojas de vinhos, mas talvez eu não seja bem recebido em algumas delas...

    Específicamente quanto às lojas Expand, elas só vendem vinhos da própria importadora e que não são encontrados nas outras lojas. Seria impossível compará-las com as demais lojas.

    Mas como elas vendem ao mesmo preço da Importadora Expand, você talvez possa achar interessante a comparação de preços das importadoras, que realizamos recentemente, e que você encontrará no endereço http://www.enoeventos.com.br/2008/compara2/compara2.htm
    Ivan Perroud
    Curitiba
    PR
    12/11/2008 Por acaso aqui em Curitiba, descobri que o Pão de Açucar tem como estratégia contratar sommeliers para cuidar das seções de vinhos e auxiliar os clientes na escolha o vinho. Isso porque o público-alvo do Pão de Açucar é de renda média/alta.

    Outra informação que ele me passou é que a maioria dos vinhos são negociações centralizadas, porém existe as compras por unidade, baseada no perfil do público. E em ambos os casos, quem define os preços dos vinhos é o sommelier da loja, baseado no público que frequenta aquela loja em específico. Por isso da divergência de preços.

    Espero ter contribuido.
    abraços,
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - [email protected]