Os vinhos |
 |
 |
 |
Aluvional La Consulta 2008
No Guia Descorchados Argentina 2013, Patricio Tapia escolheu este vinho como a Marca Revelación del Año, premiando o trabalho da Zuccardi na ênfase pelo território e sua influência sobre as castas. O nome do vinho já explica o solo onde são plantados os vinhedos.
O vinho é fermentado em lagares de concreto, para posteriormente realizar um estágio de 24 meses em barricas de carvalho francês de média tosta. Ao final, as melhores barricas foram selecionadas por degustação para serem engarrafadas com esse nome.
Foi o vinho mais caro dentre os que eu trouxe, com preço de lista de 500 pesos.
Produtor: Zuccardi
Castas: 100% Malbec
Estágio: 24 meses em barricas de carvalho francês de média tosta
Álcool: 15%
Região: Mendoza
Comprado em: Winery
Preço: 500 pesos (com desconto 425 pesos) |
Colomé 180 Años 2010
A Bodega Colomé é a mais antiga da Argentina ainda em funcionamento. Fundada em 1831 pelo último governador espanhol, passou a ser propriedade da família Dávalos por 170 anos. Em 2001, foi adquirida pelo milionário suiço Donald Hess, também proprietário de vinícolas na África do Sul, na Austrália e na Califórnia.
A vinícola argentina fica localizada em Salta, com 4 vinhedos de grande altitude. Este vinho, feito para comemorar os 180 anos de fundação da Colomé, é uma seleção das melhores uvas desses 4 vinhedos: Finca La Brava (1.700m), Finca Colomé (2.300m), Finca El Arenal (2.700m) e a inacreditável Finca Altura Maxima (3.111m).
Produtor: Colomé
Castas: 100% Malbec
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês, 50% novos, 50% de diversas passagens
Álcool: 14,5%
Região: Salta
Comprado em: Winery
Preço: 285 pesos (com desconto 242 pesos) |
Diego Rosso Pinot Noir 2003
Não sei nada sobre esse vinho e nem consegui achar informações sobre ele na Internet. A única coisa que sei é da insistência de Joaquin recomendando a compra. E, muito embora não me encantem os Pinot Noir da América do Sul, terminei convencido a comprá-lo. Só quero ver o que me espera...
Produtor: Diego Rosso
Castas: 100% Pinot Noir
Estágio: -
Álcool: 12,7%
Região: Mendoza
Comprado em: Lo de Joaquin Alberdi
Preço: 495 pesos (com desconto 445 pesos) |
 |
 |
 |
Encuentro 7 Vineyards Gran Reserva 2008
Este vinho, elaborado pelo enólogo Mariano di Paola, traz um corte de castas e origens de precisão cirúrgica. São elas:
20% Malbec de Tupungato
10% Malbec de La Consulta
30% Cab Sauv de Tupungato
10% Petit Verdot de La Consulta
10% Cab Franc de Tupungato
10% Merlot de Altamira
10% Merlot de Tupungato
O irresistível contra-rótulo descreve o vinho como: "En nariz, lavanda e violetas aportadas por el Malbec, el Petit Verdot le da notas mentoladas; mermeladas y confituras de ciruelas y moras provienen del Merlot; especías e pimienta negra y roja del Cabernet Sauvignon y Franc; amalgamando todas estas notas presenta las de tabaco, chocolate, café e vainilla que aporta el roble...".
Produtor: Rutini
Castas: 30% Malbec, 30% Cab Sauv, 10% Petit Verdot, 10% Cab Franc, 20% Merlot
Estágio: 18 meses em barricas de carvalho francês novos
Álcool: 14,5%
Região: Mendoza
Comprado em: Winery
Preço: 320 pesos (com desconto 272 pesos) |
Gran Enemigo 2008
A Bodega El Enemigo é fruto de uma improvável parceria: Alejandro Vigil, especialista nos solos de Mendoza e enólogo-chefe na Catena Zapata, e a historiadora Adrianna Catena, filha de Nicolás, que se definem como dois sonhadores.
O rótulo frontal do vinho explica seu nome: "Al final del camino, solo recuerdas una batalla, la que libraste contigo mismo, el verdadero enemigo; la batalla que te hizo único."
Esse vinho obteve 94 pontos da Wine Advocate.
Produtor: El Enemigo
Castas: Malbec, com um pouco de Cab Franc e Petit Verdot
Estágio:
Álcool: 14,5%
Região: Mendoza
Comprado em: Winery
Preço: 421 pesos (com desconto 358 pesos) |
Inéditos Brutal 2011
Este foi o único vinho branco que comprei, o único que já conhecia e o único do qual trouxe mais de 1 garrafa (no caso, 4).
Trata-se de um vinho laranja de Torrontés e quando o conheci, há alguns meses, foi um caso de paixão ao primeiro gole e publiquei uma matéria sobre ele na época (clique aqui para reler).
Produtor: Passionate Wines
Castas: 100% Torrontés
Estágio: 12 meses em barricas francesas
Álcool: 13,5%
Região: Mendoza
Comprado em: Lo de Joaquin Alberdi
Preço: 195 pesos (com desconto 175,50 pesos) |
 |
 |
 |
Malo 2011
É preciso ter muita segurança para batizar um vinho de Malo (ruim em espanhol), e foi exatamente o que fez o suíço Dieter Meier, que além de produtor de vinhos, é bastante conhecido com um dos componentes do duo Yello de música eletrônica.
Sua vinícola chama-se Ojo de Vino e está localizada em Alto Agrelo, considerada a melhor região argentina para a produção de vinhos. A altitude de 1000 metros, o clima quente e seco, a extrema variação de temperaturas entre o dia e a noite e a água de degelo dos Andes fazem a diferença aqui. Seus vinhedos são os de mais baixo rendimento de toda a Argentina e possuem certificação orgânica.
Este vinho foi insistentemente recomendado por Joaquín Alberdi.
Produtor: Ojo de Vino
Castas: 60% Malbec e 40% Cab Sauv
Estágio: 18 meses em barricas francesas
Álcool: 15,3%
Região: Mendoza
Comprado em: Lo de Joaquin Alberdi
Preço: 340 pesos (com desconto 306 pesos) |
Nina Gran Petit Verdot 2009
Os vinhos de La Rioja raramente chegam ao Brasil e são ofuscados pela poderosa produção de Mendoza. Só mesmo um fuçador como Joaquin Alberdi para oferecer um vinho assim como esse, que me deixou extremamente curioso em conhecer, especialmente por ser um 100% Petit Verdot.
Os vinhedos estão localizados a 1450m de altitude, no Valle de Aminga, onde quase não chove e amplitude térmica é dramática.
Produtor: San Huberto
Castas: 100% Petit Verdot
Estágio: 14 meses em carvalho
Álcool: 14%
Região: La Rioja
Comprado em: Lo de Joaquin Alberdi
Preço: 199 pesos (com desconto 179 pesos) |
Structura Ultra 2007
As uvas para esse vinho vêm de vinhedos do Valle de Uco, das regiões de Tunuyán, Tupungato e San Carlos, que estão localizados em altitudes entre 1.000 e 1.200 metros. A amplitude térmica é grande, o que faz com que as uvas tenham uma maturação lenta, desenvolvendo aromas complexos.
No Decanter World Wine Awards 2011, esse vinho ganhou medalha de ouro.
Produtor: Navarro Correas
Castas: Cab Sauv, Malbec e Merlot
Estágio: 18 meses em barricas novas de carvalho francês
Álcool: 14,8%
Região: Mendoza
Comprado em: Winery
Preço: 330 pesos (com desconto 281 pesos) |
 |
 |
 |
TeHo Malbec 2010
A grande bandeira dessa vinícola é um vinhedo de 1955, que dá o nome à empresa. A bodega é um empreendimento Jeff Mausbach, que por muitos anos trabalhou na área internacional das Bodegas Catena, e Alejandro Sejanovich, por muito considerado como a maior autoridade em viticultura na Argentina, tendo tendo também trabalhado por muitos anos na Catena. Ambos são também sócios no projeto Manos Negras, uma vinícola que tem por filosofia que os verdadeiros enólogos têm as mãos sujas pelo vinho e pela terra.
Na língua Huarpe, o nome do vinho significa "o sangue da terra", que é o que ele pretende refletir. Seus vinhedos são localizados na privilegiada região de Altamira, onde há uma diversidade de solos. Cada parcela de diferentes solos é vinificada separadamente: os Malbec de lotes arenosos são co-fermentados com a Cabernet Franc; os dos lotes pedregosos são fermentados em pureza
Produtor: 55 Malbec
Castas: 90% Malbec, 6% Petit Verdot e 4% Cab Franc
Estágio: 18 meses em barricas novas de carvalho francês
Álcool: 14%
Região: Mendoza
Comprado em: Winery
Preço: 320 pesos (com desconto 281 pesos) |
Tempus Alba Pleno Reserva del Enologo 2003
A bela e moderna Tempus Alba é uma vinícola de propriedade da família Biondolillo fundada em 1995 e localizada na região de Maipú.
Este vinho é um corte de Malbec e Tempranillo e também um corte de vinhedos em Tupungato e Maipú. As vinhas têm idade de 50 e 60 anos.
Produtor: Tempus Alba
Castas: 95% Malbec, 5% Tempranillo
Estágio: 24 meses em barricas de carvalho de primeiro uso, 90% francesas, 10% americanas
Álcool: 14%
Região: Mendoza
Comprado em: Winery
Preço: 160 pesos (com desconto 136 pesos) |
Tito 2010
Este vinho foi batizado em homenagem ao avô de Sebastián Zuccardi - Alberto (Tito) - que ainda, aos 91 anos participa das atividades da vinícola.
É um corte de Malbec e Cab Sauv, provenientes de La Consulta, com 7% da desconhecida Caladoc - um cruzamento entre Malbec e Grenache - plantada em Altamira. Mereceu 92 pontos da Wine Advocate e 91 pontos de Patrício Tapia.
Produtor: Zuccardi
Castas: 83% Malbec, 10% Cab Sauv, 7% Caladoc
Estágio: 24 meses em barricas de segundo e terceiro uso
Álcool: 15%
Região: Mendoza
Comprado em: Winery
Preço: 220 pesos (com desconto 187 pesos) |
|