
Semana passada, promovemos a 5ª edição da Degustação de Vinhos no Bistrô Ouvidor e como sempre de casa cheia. A procura por esses nossos eventos é muito grande e, em menos de uma manhã, a lotação de 30 participantes foi atingida. Também, pudera! Além dos vinhos de alta qualidade e da deliciosa gastronomia do restaurante, o preço é bastante camarada - R$80,00 - e os leitores respondem com entusiasmo.
Efraim Moraes, o maitre e sommelier do Bistrô Ouvidor, é um orgulhoso manauara e propôs que nessa edição servíssemos a culinária amazônica para harmonizar com os vinhos. Eu imeditamente concordei e propus trazer vinhos de diversas origens: um brasileiro, um português, um espanhol, um italiano (para dificultar, um vinho laranja) e um francês (este, o único tinto). E decretei: "A bola agora está com você, Efraim!"
E Efraim não deixou cair a peteca! Foi uma noite de gastronomia criativa e espetacular, onde os tradicionais pratos da floresta foram revirados de cabeça para baixo em soluções absolutamente deliciosas.
O primeiro deles - o Surubim em crosta de jambu sobre palmito cremoso - foi o indiscutível ponto alto da noite! Delicado, elegante e gostosíssimo, demonstrou como os ingredientes e a cultura do Norte do Brasil ainda precisam ser descobertos. E acompanhado do espanhol Tobelos Blanco 2012, conseguiu ficar ainda melhor! Ai do Efraim se não colocar esse prato na carta do Bistrô! Iremos, todos os participantes, protestar à frente do restaurante!
Para o segundo prato, Efraim trouxe uma receita sua que foi - merecidamente, diga-se de passagem - vencedora de um festival gastronômico: Risotinho de tacacá, encimado por folhas de jambu que faziam tremelicar a boca dos convidados. Mas nada como o excelente vinho laranja Skerk Vitovska 2011 para recolocar tudo no lugar. Perfeita harmonia.
Para finalizar, o Mignon de Sol com crocante de cebola e arroz cremoso de queijo coalho, foi um espetáculo, perfeitamente acompanhado pelo elegante e sedutor Ferraton Crozes-Hermitage La Matinière 2010.
Oscar Daudt
31/08/2015 |